• Câmara defende piso da enfermagem e programa de universidade gratuita

Câmara defende piso da enfermagem e programa de universidade gratuita

01 Mar, 2023 11:46:40 - Geral

Urussanga (SC)

A Câmara de Urussanga (SC) aprovou, na reunião ordinária desta terça-feira (28/2/2023), uma indicação e uma moção de apelo por meio das quais defende, respectivamente, a efetivação do piso salarial dos profissionais da enfermagem e a implantação do programa de universidade gratuita em Santa Catarina. O Poder Legislativo também sugere a colocação de drenos no campo de futebol suíço do Rio América e requer informações relacionadas à saúde e à área industrial do Município.

A primeira proposição aprovada na reunião ordinária foi um requerimento de autoria do vereador Erotides Borges Filho, o Tidinho (PDT). O parlamentar quer ter acesso à relação de todas as empresas já instaladas e as que estão para serem instaladas na área industrial de São Pedro. “O requerimento se faz necessário para que os vereadores possam acompanhar as ações e políticas públicas voltadas a promover o desenvolvimento econômico”, justifica Tidinho.


O vereador Luan Varnier (MDB) fez aprovar um requerimento cobrando informações sobre as trocas de óleo de uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o emedebista, o veículo teve o motor fundido. “Considerando que o motor da única ambulância do município que atendia o SUS tenha sido danificado, necessário se faz este requerimento”, detalhou.

É também de Luan a proposta de moção de apelo, a ser encaminhada ao governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), ao presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal (MDB) e aos deputados estaduais da região. O vereador defende a implantação do Programa Universidade Gratuita, já anunciado pelo governador para atender aos estudantes das instituições de ensino comunitárias.

A indicação em defesa da efetivação do piso da enfermagem em Urussanga tem a autoria do vereador Odivaldo Bonetti, o Bonettinho (PP). O progressista sugere que a Prefeitura de Urussanga realize estudos para verificar a possibilidade de efetivar o piso salarial dos profissionais da enfermagem. “A área da saúde é conhecida pela rotina de trabalho árduo e estressante e pela contínua pressão de reduzir sofrimentos e salvar vidas, portanto devemos investir nas pessoas que investem em nós”, justifica Bonettinho.

Já o vereador Ademir Bonomi, o Datcho (MDB), atento às solicitações dos moradores do Rio América, sugere que o Executivo avalie a possibilidade de colocar drenos na área que cruza a lateral do campo suíço do bairro. “Atualmente a parte do meio possui apenas um dreno, não sendo capaz de atender a demanda de água que escorre por aquela área, ficando entupido facilmente”, contextualiza Datcho.

A Câmara também aprovou os projetos de resolução apresentados pela Mesa Diretora que instituem o sistema de votação digital e a carteira de identidade funcional dos vereadores. Todas as proposições foram aprovadas por unanimidade.

Participação de moradores


A reunião teve participação maciça da comunidade de São Pedro, que busca uma solução para um impasse envolvendo o Plano Diretor Participativo. O zoneamento na localidade se tornou industrial, mas os moradores reivindicam a permissão para construírem imóveis residenciais em seus terrenos que já existiam antes da vigência da nova legislação municipal. A Câmara está auxiliando a comunidade para que o problema seja resolvido junto ao Executivo.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal