• Câmara de Urussanga (SC) inclui Moto Praça no calendário oficial de eventos

Câmara de Urussanga (SC) inclui Moto Praça no calendário oficial de eventos

17 Mai, 2023 10:46:22 - Geral

Urussanga (SC)

A Câmara de Urussanga aprovou o projeto de lei que inclui o “Moto Praça”, no calendário oficial de eventos do município, a ser realizado anualmente em julho pelo Grupo Bocas de Porco. A matéria foi uma das 12 votadas e aprovadas na reunião ordinária desta terça-feira (16/5/2023).

O projeto de lei, de autoria do vereador Odivaldo Bonetti, o Bonettinho (PP), estabelece como objetivos do evento a valorização da gastronomia local, o fomento ao turismo, à economia, ao empreendedorismo e a identidade cultural de Urussanga. O projeto também autoriza o Executivo a realizar despesas referentes à promoção e à realização do evento.


Integrantes do grupo Bocas de Porco acompanharam a reunião ordinária na sede do Legislativo.

Programa Universidade Gratuita

A Câmara de Urussanga (SC) também firmou posição para que o programa Universidade Gratuita, do Governo do Estado, contemple estudantes de baixa renda de todas as instituições, sejam elas vinculadas à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) ou à Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (Ampesc). O posicionamento foi manifestado em Moção de Apoio aprovada por unanimidade na reunião ordinária desta terça-feira (16). No total, 11 matérias foram votadas e aprovadas.

A Moção tem a autoria dos vereadores Ademir Bonomi (MDB), Daniel Moraes (PSD), Elson Roberto Ramos (MDB), Erotides Borges Filho (PDT), Fabiano De Bona (PSDB) e Luan Varnier (MDB). O documento será encaminhado a todos os deputados estaduais, que receberam na manhã desta terça-feira o projeto do “Programa Universidade Gratuita”, do Governo do Estado. A proposta da gestão estadual, no entanto, trata apenas de bolsas para as instituições do sistema Acafe.

De acordo com dados incluídos na justificativa da Moção de Apoio, 68% dos estudantes de ensino superior em Santa Catarina estão no sistema particular privado (Ampesc), enquanto o sistema particular fundacional (Acafe) responde por 17% do total. Os outros 15% estão no sistema público federal e estadual. Mesmo assim, as instituições vinculadas à Ampesc recebem apenas 10% dos recursos estaduais destinados a bolsas de graduação.

Sobre esse assunto, a Câmara também aprovou por unanimidade um requerimento assinado pelos mesmos vereadores que propuseram a Moção, convidando Everaldo José Tiscoski a participar de uma reunião ordinária no Legislativo. Tiscoski é conselheiro da Ampesc e diretor das Faculdades Esucri.

Câmara pede informações à Administração Municipal

A Câmara ainda foi favorável de forma unânime a mais três requerimentos. O primeiro deles, de autoria do vereador Erotides Borges Filho, o Tidinho (PDT), solicita cópia do projeto de pavimentação da Rua Francisco Giácomo Bez Fontana.

Outro requerimento apresentado por Tidinho pede informações ao prefeito de Urussanga (SC) sobre o Programa de Incentivo à Agricultura Familiar Porteira Aberta. O parlamentar quer cópia dos documentos que foram apreendidos pela Polícia Civil na Operação Hera e que agora estão novamente à disposição do município.

O vereador Elson Roberto Ramos, o Beto Cabeludo (MDB), também apresentou requerimento para tratar de agricultura. Ele propôs um convite ao gerente da Estação Experimental da Epagri de Urussanga, Stevan Arcari, para falar sobre o tema e prestar as boas-vindas.

Indicações por infraestrutura, auxílio-óculos e antena

Seis indicações, sobre diversos assuntos, foram aprovadas na reunião ordinária desta terça-feira. Todas elas tratam de sugestões à Prefeitura de Urussanga por medidas de interesse dos moradores.

O vereador Daniel Moraes, o Nel (PSD), sugeriu que o Executivo tome as providências junto à Comissão Municipal de Trânsito para a sinalização de estacionamento de 15 minutos, na rua Angélica Colodel Bettiol, no Centro. A principal preocupação de Nel é quanto ao acesso das pessoas com mobilidade reduzida à loja de produtos específicos para facilitar a locomoção e pós-cirúrgicos.

Também pensando na saúde dos urussanguenses, o vereador José Carlos José, o Zé Bis (PP) sugeriu a criação de um programa para concessão de “auxílio-óculos” para as famílias de baixa renda.

O vereador Luan Varnier (MDB) apresentou três indicações, todas voltadas ao interior do município. Ele sugere serviços de caminhão-pipa e a manutenção da estrada que dá acesso à Linha Rio Maior, a colocação de bocas de lobo nas proximidades da Praça São Miguel, em Belvedere, e a instalação, junto à iniciativa privada, de uma antena de telefonia nessa mesma comunidade.

Já o vereador Tidinho sugeriu a manutenção da rua José Zanatta, no Bairro da Estação.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE