Audiência pública na Alesc lança Atlas do Serviço Público de Santa Catarina
Florianópolis (SC)
Audiência pública vai apresentar, nesta terça-feira (5), às 10 horas, o Atlas do Serviço Público de Santa Catarina. O evento acontece no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, na Assembleia Legislativa.
O estudo, elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), traz dados relevantes sobre a evolução do serviço público catarinense. Um dos destaques é que Santa Catarina foi o único estado do Sul do país onde o número de trabalhadores do serviço público cresceu menos que a população entre 2012 e 2022. Enquanto a população aumentou 19,6%, o número de servidores cresceu apenas 9,6%.
"É fundamental debatermos a situação dos servidores públicos e sua valorização, principalmente diante destes números que mostram um déficit significativo no crescimento do quadro funcional em relação ao aumento populacional", destaca o deputado estadual Fabiano da Luz (PT), proponente da audiência pública.
O Atlas também revela mudanças importantes no perfil dos servidores, como a maior participação das mulheres, que se tornaram majoritárias em 2022, considerando os setores público federal e estadual. Além disso, observa-se um envelhecimento dos trabalhadores públicos e um aumento progressivo de profissionais com nível superior completo.
A apresentação será feita por Crystiane Peres, supervisora do Escritório Regional do Dieese. Além de Fabiano da Luz, o evento contará com a presença de parlamentares que integram a Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público e das Empresas Públicas, membros da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público do Legislativo, além de representantes do Fórum Catarinense em Defesa do Serviço Público, que reúne sindicatos de servidores estaduais, municipais e federais.
ASSESSORIA DE IMPRENSA