• Atividades recreativas marcam Dia das Crianças no Colégio Satc

    As turmas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental participaram de ações especiais e cheias de aprendizado.

Atividades recreativas marcam Dia das Crianças no Colégio Satc

11 Out, 2023 16:47:12 - Educação

Criciúma (SC)

Cultivar vínculos e fortalecer a união dos alunos no ambiente escolar faz parte dos propósitos do Colégio Satc, em Criciúma (SC). E para realizar na prática esses objetivos, uma semana repleta de atividades recreativas marcou as comemorações do Dia das Crianças.

As turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais das Unidades de Criciúma e Turvo puderam participar de ações especiais que resgatam os direitos dos pequenos de aprendizagem, de movimento, de comunicação e expressão.  


Uma super semana foi planejada para que os alunos pudessem ter novas experiências e se divertirem de formas diferentes. “Tivemos o cineminha, o circuito motor com bicicleta e motocas, o piquenique onde trouxeram o lanchinho de casa e uma tarde com experiências de ciência com a professora Zenaide. Além disso, também montamos brinquedos infláveis e o dia da roupa preferida, tudo isso, sendo trabalhado nessa semana coisas divertidas do universo infantil”, destaca a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Satc, Luciana Peruch Ferreira.

Já para os pequenos do 1º ao 5º ano a programação de atividades envolveu muita diversão e vivências reais da infância. “Queríamos que as crianças tirassem o máximo de proveito desses momentos especiais e que pudessem criar memórias afetivas, que além de lúdicas, auxiliam no desenvolvimento de habilidades. Além disso, pensamos na integração com os outros, o esperar na sua vez, o compartilhar o lanche, entender as regras dos jogos, das atividades e isso tudo no final sempre vai gerar algum tipo de aprendizado”, enfatiza a coordenadora do Ensino Fundamental do Colégio Satc, Sandra Marcon.

Diversão no Infantil

Para os pequenos do Infantil o dia do circuito motor foi o momento mais aguardado na semana. “Adorei esse dia e achei muito legal poder mostrar minha bicicleta para meus amigos. Brincamos bastante, mas também aprendemos sobre o semáforo, no vermelho é pra parar, no amarelo é atenção e no verde pode ir”, conta o aluno do Infantil V, Vinícius dos Santos Rocha.


Com um espaço privilegiado, os pequenos puderam desfrutar das grandes possibilidades que o Colégio Satc oferece. “O ciclismo é movimento e tem a ver com o esporte a partir da educação física. Também trabalhamos um pouco sobre a questão das regras de trânsito, incentivando as crianças a prestar atenção nisso, ampliar os pensamentos sobre isso e aproveitando nosso espaço ao ar livre. O que oportuniza momentos inesquecíveis para eles", evidencia a professora, Giovana Pagani Daleffe.

Na Semana da Criança também foi abordado o tema das emoções que serão vivenciadas ao longo da vida dos alunos. “Trabalhar as emoções desde a primeira infância é fundamental para o desenvolvimento de uma autorregulação emocional pra criança. Para que aprendam a lidar com os desafios e dificuldades aprendendo que não é errado sentir, por exemplo, a raiva, a tristeza, mas que precisa saber o que fazer com essa emoção, com esse sentimento, e ter atitudes condizentes de uma pessoa que consegue expressar isso de uma forma correta”, explica a psicóloga do Colégio Satc, Michele Silveira.

Atividades especiais

Atividades integrativas, descontração e brincadeiras fizeram parte das atividades desenvolvidas para as crianças do Ensino Fundamental. Picolés e pipoca também marcaram as comemorações, para deixar as tardes dos alunos bem especial.

Para as amigas, Manuela Ronchi e Isabelly de Mattia, do 2º ano B, as comemorações do Dia das Crianças foram muito divertidas. “Essa semana da criança foi muito legal, porque a gente participou de muita coisa, tivemos o pique nique no campo e ganhamos picolé também”, conta Manuela.


Para fazer a gatorada se movimentar, brinquedos infláveis fizeram parte de toda a recreação. “A gente pôde brincar em muitas coisas, cama elástica, escorrega, escalar e até brincar com os cotonetes gigantes. Eu me senti muito feliz com tudo isso que nossas professoras prepararam para a gente”, enfatiza Isabelly. 

Aprendizado e brincadeiras

No Colégio Satc de Turvo, as turminhas tiveram uma programação animada e com muita interação. Além das brincadeiras e piquenique, momentos de aprendizado também marcaram as comemorações.


“Tivemos pescaria e uma feirinha com vários produtos, em que foram relacionados com os conteúdos de Educação Financeira trabalhados na disciplina de Pilares para a Vida. Estamos acompanhando nossos alunos e vendo o quanto os mesmos são empreendedores, então, buscamos incentivá-los e abrir espaço para trazerem seus produtos e venderem na Semana da Criança”, explica a coordenadora de ensino do Colégio Satc Turvo, Angela Cechella.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança