• Atendimentos gratuitos marcam a Semana Mundial do Sono em Criciúma (SC)

Atendimentos gratuitos marcam a Semana Mundial do Sono em Criciúma (SC)

17 Mar, 2024 19:08:17 - Saúde

Criciúma (SC)

A Semana do Sono 2024 ocorre anualmente em todo o território nacional e levanta pautas como insônia, ronco, apneia obstrutiva do sono e privação do sono. Neste sábado (16/3/2024), a população de Criciúma pode aproveitar os atendimentos médicos gratuitos sobre o sono em um evento de conscientização sobre o assunto, na praça Nereu Ramos.


O presidente da Regional Médica da Zona Carbonífera, médico pneumologista e especialista em medicina do sono, Fábio Souza, destaca a repercussão que a Semana do Sono teve nesta edição. “A Semana Mundial do Sono existe desde 2008 e Criciúma foi uma das cidades pioneiras nesse evento de conscientização no Brasil desde 2013, junto Rio de Janeiro e São Paulo. Então o evento aqui na praça, é para fechar essa semana com chave de ouro e alertar a população sobre a importância de se identificar e tratar os distúrbios do sono, que tem ligação direta com quadros de hipertensão, problemas cardíacos e acidente vascular cerebral.”


A ação aconteceu com o apoio da Unimed, que realizava a primeira etapa do circuito de atendimento com avaliação nutricional, de peso, altura, pressão arterial e glicose. Assim como a de alunos do curso de medicina da UNESC, que faziam a segunda etapa através da aplicação de um questionário de sono.

Após isso, os estudantes finalizavam o circuito encaminhando para o atendimento do Dr. Fábio, especialista que analisava os dados coletados e identificava qual distúrbio de sono mais se enquadrava para cada caso, além de orientar sobre como melhorar a qualidade de sono e entregar uma cartilha com dicas da Associação Brasileira de Sono.


Em Criciúma, a Semana do Sono teve apoio da Clínica Pulmonar, Prefeitura de Criciúma, Unimed, Unesc, Associação Catarinense de Pneumologia e Regional Médica da Zona Carbonífera.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança