• Arroz, feijão e clima: comer bem pode ajudar o planeta

Arroz, feijão e clima: comer bem pode ajudar o planeta

31 Ago, 2021 15:34:06 - Geral

Brasília (DF)

Quando os cientistas anunciam que algumas das consequências do aquecimento do planeta já são irreversíveis, muitos se perguntam: "o que eu posso fazer para mudar isso?".

A crise climática exige que todos façam a sua parte, e nenhum país do mundo - ou pessoa - pode resolver o problema sozinho. Mas há sim uma atitude individual que pode fazer cada vez mais diferença na proteção do clima global: a mudança nos hábitos alimentares.

"Saúde Planetária'', termo publicado pela primeira na revista The Lancet, é uma ideia que une a necessidade de comer de maneira saudável com a proteção do clima. O conceito vai além de reduzir o consumo de produtos de origem animal, que geram grandes volumes de gases causadores do efeito estufa. Ele passa também por redescobrir a biodiversidade local, dar preferência a alimentos da época, encurtar distâncias entre a produção e o consumo, reduzir processamentos e valorizar produtores e extrativistas.

"No sistema atual, a forma de produzir, de disponibilizar o alimento acaba promovendo uma alimentação que não é saudável e que destrói o ambiente. Com todos os problemas que as pessoas têm, no final do dia, elas querem comer e ficar bem com a família, não querem pensar sobre isso, nem ficar horas na cozinha. É por isso que a gente tem que buscar opções flexíveis de como tornar a alimentação mais sustentável", explica a nutricionista Aline de Carvalho, professora da Universidade de São Paulo (USP). Ela coordena o projeto de extensão Sustentarea, que busca popularizar o conceito de saúde planetária.

"No artigo da Lancet, eles chegaram a publicar uma sugestão de dieta para todo mundo. Sabemos que aquilo não é real, as pessoas não vão comer daquela forma. Aquilo serve como um ponto de partida para a gente buscar soluções que sejam viáveis para a nossa população", defende Carvalho.

"Uma parte do conceito de saúde planetária está embutida em experiências como o movimento slow food, na Itália. A alimentação sustentável vai além disso ao incluir elementos como a valorização da biodiversidade", explica a também nutricionista Raquel Santiago, professora da Universidade Federal de Goiás.

"Vamos comer o que tem aqui no nosso entorno e que faz parte da nossa história, do nosso hábito? Essa estratégia é boa para o planeta e pode nos proporcionar mil descobertas, formas de preparo e uso.

"Reduzir emissão

No mundo todo, os produtos de origem animal são destaque por gerarem grandes volumes gases do efeito estufa, por exemplo, o metano, muito presente nos arrotos e nas fezes do gado bovino e nos dejetos da criação de porcos. Quando florestas são derrubadas para virar pastagem ou plantação de grãos, a emissão de carbono da carne, leite e derivados fica ainda maior, inclusive porque os grãos são muitas vezes usados na própria ração animal.

No Brasil, boa parte do desmatamento está ligada à pecuária ou à soja, e a destruição das florestas é a principal fonte de gases de efeito estufa do país, que hoje é 6 maior emissor global.

"Só pra gente ter uma ideia, 1 kg de carne no Brasil são 44 kg de CO2. Se a gente for comparar com outros alimentos proteicos de origem vegetal, a proporção costuma ser de 1kg de produto para 5kg de CO2. Ou seja, a redução da carne tem impacto na pegada de carbono da dieta inteira", afirma Carvalho.

Mas há produtos de origem vegetal que também prejudicam o clima, devido à forma como foram cultivados - o uso excessivo de fertilizantes também libera carbono para a atmosfera, assim como desmatamento e queimadas para liberar o plantio.

Outro fator importante para entender as emissões do seu prato é a distância que a comida percorreu até chegar à sua mesa. Como a maior parte dos alimentos no Brasil são transportados de caminhão, muitas vezes refrigerado, quanto mais de longe vem a comida, mais poluição ela gerou até chegar a você. E não se esqueça: o transporte usado para buscar o alimento no mercado também entra na conta.

Como fazer

Se você tem o privilégio de escolher sua comida, prefira alimentos orgânicos e produzidos pela agricultura familiar. Faça compras em mercados, sacolões, padarias e feiras-livres próximos à sua casa. Como o preço da carne está muito alto, alimentos protéicos de origem vegetal podem ser uma saída: grãos como o feijão, lentilha e grão de bico são os mais populares e podem ganhar cara de mistura em forma de hambúrguer e almôndega.

Alimentos da biodiversidade

As plantas nativas demandam menos medidas de adaptação e adubação e por isso são mais sustentáveis. O Brasil tem a maior biodiversidade do planeta e com isso uma enorme variedade de plantas com valor nutricional, mas o longo processo de colonização do país fez com que a comida brasileira fosse rica em ingredientes de fora. Mudar isso pode gerar mais segurança alimentar e fortalecer produtores locais.

"Isso já vem mudando, com chefes de cozinha renomados usando ingredientes da biodiversidade brasileira. A mandioca é exemplo de um alimento brasileiro importante e que está sendo mais valorizado pela gastronomia, com suas farinhas e subprodutos", afirma Carvalho.

"A lógica do fruto da biodiversidade muitas vezes se resume a licor, geléia e às vezes farinha. Mas há espécies com muito mais potencial, como o jatobá, que é delicioso e pouco difundido", lamenta Santiago.

"O melhor caminho é ensinar as pessoas sobre esses frutos, para que elas desenvolvam novos usos, novas formas de aproveitamento".

Como fazer

A ora-pro-nobis é uma planta originária do continente americano conhecida por suas flores volumosas e em cachos. Sua folha é rica em proteínas e muito usada na culinária mineira e de todo o Centro-Oeste. O vegetal, que faz parte do grupo de alimentos que os nutricionistas chamam de PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) acompanha bem assados e ensopados e por ter proteína pode ser o prato principal em omeletes, tortas e fritadas.

Justiça alimentar

Uma alimentação sustentável também depende de condições justas de produção e de acesso à comida.

"Durante a pandemia, jornais escreveram sobre redução do consumo de carne ou sobre pessoas cozinhando com lenha como se isso fosse maravilhoso. Isso na verdade é grave", explica Carvalho. "As pessoas valorizam a carne. Tem o churrasco, que é um momento de estar com a família. E além do valor cultural, a carne é um alimento rico e muito nutritivo. Então é absurdo achar positivo que as pessoas estejam excluídas do acesso à carne como se isso fosse uma solução climática."

A pesquisadora explica que poder escolher o que comer é uma questão de justiça alimentar. E a redução do consumo de carne precisa vir de um processo de conscientização e de diversificação da dieta. Ela ressalta que nas periferias das cidades brasileiras há menos oferta de frutas e verduras e quase inexistem produtos orgânicos.

"O papel do nutricionista é ensinar as pessoas a comer melhor", defende Santiago. "São sim necessárias políticas públicas que melhorem o acesso ao alimento e formas de produção mais sustentáveis e saudáveis, mas quem está comprando o alimento, tem que saber o que está comendo, seja o produto natural até o mais processado - o indivíduo tem que saber como aproveitar aquela comida e como fazer escolhas."

Como fazer

Você já viu aqui como projetos para produzir comida em bairros das grandes cidades podem gerar emprego, saúde e segurança alimentar.

Para saber mais

O podcast Comida que Sustenta, do projeto Sustentarea, responde a dúvida e comentários do público com a participação de chefes de cozinha e pesquisadores da área de nutrição.

O livro Biodiversidade brasileira: sabores e aromas têm 400 receitas com produtos ainda pouco conhecidos da biodiversidade brasileira e pode ser baixado de graça aqui.

A obra é resultado de uma colaboração entre pesquisadores, cozinheiros indígenas e/ou que tenham conhecimento tradicional sobre alimentos, chefes de cozinha e outros profissionais da gastronomia e da nutrição.

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para segmentos estratégicos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, investiu na instalação do LABS Climatempo, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), que atua na pesquisa e desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Em 2019, a Climatempo passou a fazer parte do grupo norueguês StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão, e dois anos depois, em 2021, uniu-se à Somar Meteorologia, formando a maior companhia do setor na América do Sul. A fusão das duas empresas impulsiona a Climatempo a ser protagonista global de fornecimento de dados e soluções para os setores produtivos do Brasil e demais países da América Latina, com capacidade de oferecer informações precisas de forma mais ágil e robusta.

O Grupo Climatempo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE