• Alunos içarenses conhecem abelhas e processo de produção do mel

    Ação faz parte da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional

Alunos içarenses conhecem abelhas e processo de produção do mel

24 Mai, 2018 15:04:18 - Educação

Içara (SC)

Os alunos do Centro de Educação Infantil Paraíso da Mamãe, do bairro Jardim Elizabete, em Içara, tiveram uma doce experiência esta semana. Eles conheceram as abelhas, animais responsáveis pela fabricação do mel, polinização das flores e consideradas vitais para o equilíbrio da natureza.  A ação faz parte da 2ª edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional nas escolas de educação infantil e ensino fundamental, atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, do Governo Federal.

“O objetivo da Jornada é incentivar o debate e a prática das ações de educação alimentar no espaço escolar, identificando as melhores atividades desenvolvidas nas escolas públicas, tendo em vista a promoção da alimentação saudável e a prevenção da obesidade”, explicou a nutricionista da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia Carolina Moriconi.

Os apicultores José Laudelino da Silveira e Geovana Manoel da Silveira, que estão há 20 anos na atividade, explicaram todas etapas, do processo de polinização até a retirada do produto dos favos. “É a segunda vez que temos este tipo de contato com os alunos, e para nós é muito gratificante ver os olhinhos deles repletos de curiosidade ao ver as abelhas”, falaram. Na oportunidade, as crianças conheceram a caixa onde ficam alocados os animais, os favos, e também os equipamentos necessários para a atividade.

“O mel é um ingrediente presente na alimentação dos alunos, mas muitos nem sabem de onde vem. Somente uma turma do nosso Cei está participando da Jornada, mas acabamos estendendo para as demais turmas. São crianças pequenas, mas que levarão esse aprendizado em suas memórias, pelo visual e pelo contato físico”, colocou a diretora do Cei Edilaine Puzinski Madeira Soratto.

Na Rede Municipal, o mel é oferecido somente às crianças a partir dos dois anos de idade, seguindo a recomendação da Anvisa, que alerta que bebês e crianças menores de um ano, não podem ingeri-lo devido ao risco de botulismo intestinal.


A Jornada

O projeto é um convite à comunidade escolar para evidenciar práticas educativas voltadas para a alimentação. Serão quatro etapas, cada uma com um tema diferente e, para cada tema proposto, serão disponibilizados materiais orientadores. Todos que completarem a Jornada no prazo estipulado receberão, ainda, certificado de menção honrosa nominal para o nutricionista, diretor da escolar e o coordenador da Jornada e Kit com publicações sobre alimentação saudável; divulgação da ação em publicação do FNDE produzida em formato digital em 2019.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança