• Alunos do Colégio Satc recebem visita do Corpo de Bombeiros de Criciúma (SC)

Alunos do Colégio Satc recebem visita do Corpo de Bombeiros de Criciúma (SC)

20 Jun, 2023 10:04:28 - Geral

Criciúma (SC)

Recebidos com expressões de surpresa e sorrisos no rosto, o Corpo de Bombeiros Militar de Criciúma realizou uma visita aos alunos da turma do Infantil V do Colégio Satc, os Guardiões do Fogo. Com o intuito de aprender mais sobre o elemento da natureza, a atividade proporcionou momentos de muito aprendizado e descontração, já que os pequenos puderam ver de perto o caminhão de combate a incêndio 

“Nós buscamos sempre trazer o conhecimento para perto das crianças. Essa turma tem uma grande curiosidade sobre o elemento fogo. Há bastante tempo inclusive, então tentamos trazer atividades bem práticas, lúdicas e envolventes para que eles tenham o desejo de aprender sempre mais”, afirmou a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Satc, Luciana Peruch Ferreira. 


Os bombeiros aproveitaram uma parte da tarde para tirar as dúvidas dos pequenos, além de explicarem os perigos da chama quando não controlada. “Eu aprendi que quando tem uma pessoa bem pertinho do fogo, tem que ligar pro bombeiro para eles irem apagar o incêndio. E que não podemos enganar eles, igual as pessoas más, e ligar de mentirinha”, comentou o aluno Edgar Sena Costa. “Quando acontece os incêndios, a gente tem que chamar pelo número 193”, completou a guardiã, Ísis Fischer. 

Para a professora, Giovana Daleffe, proporcionar às crianças a convivência com os bombeiros foi uma experiência que ficará guardada na memória. “Em um primeiro momento, foi feito toda uma contextualização em sala de aula. As crianças receberam corações e desenhos em forma de chama como um convite de abertura dessa atividade. Logo depois, os bombeiros entraram e foi um momento de grande impacto porque os alunos não estavam esperando isso”, lembrou. 


A professora contou também, sobre os assuntos abordados. “Muitas perguntas foram feitas e histórias foram contadas. Os estudantes entenderam melhor sobre a atuação dos profissionais, como devemos agir quando acontece um incêndio, sobre os perigos do fogo não controlado. Tudo isso para que as crianças cresçam com esses conhecimentos”, destacou.  

O dever chamou 

Apesar da visita marcada, os alunos puderam presenciar um chamado real de incêndio. “Quando chegamos perto do caminhão dos bombeiros, para que os alunos pudessem visualizar o transporte, um chamado verdadeiro aconteceu. As crianças ficaram eufóricas e extasiadas, alguns se emocionaram, ficaram com medo e outros começaram a rir, realmente um mix de emoções. De fato, vivenciamos um pouco a prática da profissão”, declarou Giovana.  

Com o acontecimento de uma ocorrência real, as crianças compreenderam ainda mais a importância da profissão. “Eles foram muito rápido para o fogo não chegar perto das pessoas”, disse Edgar. 

“Esse chamado que eles tiveram veio para tornar bem verídica essa experiência. A vida dos bombeiros é assim, dinâmica e cheia de imprevistos e os guardiões puderam ver realmente como é essa profissão tão nobre dessa sociedade”, finalizou Luciana. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal