• Alunos de MF aprendem sobre o dia a dia de empreendedores da cidade

    O Projeto Empreendedorismo foi implementado em toda a Rede Municipal de Ensino de Morro da Fumaça (SC).

Alunos de MF aprendem sobre o dia a dia de empreendedores da cidade

22 Jun, 2023 08:31:47 - Educação

Morro da Fumaça (SC)

Nesta semana, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Professor Agenor Bortolatto puderam conhecer um pouco mais sobre as diferentes rotinas de empreendedores de Morro da Fumaça. As conversas em sala de aula fazem parte do Projeto Empreendedorismo, que é realizado pelo Governo Municipal, através da Secretaria do Sistema de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, em todas as turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais.

O projeto já está se encaminhando para o seu encerramento e as conversas com empreendedores da cidade fazem parte do fechamento desse ciclo. “As palestras vêm para enriquecer o projeto. É uma pessoa de fora da comunidade escolar que vem para contar a sua história, trazer a sua realidade e aproximar o conteúdo ensinado na sala de aula da realidade”, comenta a secretária do Sistema de Educação, Greicy Zaccaron.


As atividades vêm sendo desenvolvidas desde o início deste primeiro trimestre escolar. “A gente já trabalhou com textos e fizemos várias atividades até chegar aqui, para conversar com os empreendedores. Também ensinamos que o empreendedorismo não é só empresarial. Se você faz algo legal, você também pode empreender, pode vender para adquirir um lucro para a família”, comenta a professora Rosilene Rocha.

Nesta terça-feira (20/6/2023), os alunos do turno vespertino receberam a visita do corretor de imóveis Fabrício Espíndola e conheceram sobre o dia a dia de quem trabalha na área. Já a turma da manhã, conversou na quarta-feira (21) com a empreendedora fumacense Greice Cizeski, que atua na área de laticínios, no ramo do agronegócio.


“Passei para as crianças um pouco sobre o empreendedorismo, principalmente no agronegócio. Expliquei de forma lúdica um pouco sobre a minha atuação dentro da fábrica de lacticínios, de onde vem o leite, como se faz o queijo e como se fabricam os produtos em si, e reforcei que a base de um bom trabalho é sempre o estudo. É uma honra estar aqui, ainda mais por ser a cidade em que eu cresci”, conta a empreendedora.

Questionada sobre a importância de trazer o tema para crianças de sete a oito anos, Greice mencionou a própria experiência. “É muito relevante trazer esse assunto para as crianças. Na minha época não tinha isso e eu vejo que abre muitas portas, abre a mente da criança para uma nova visão. Falo isso por experiência própria, porque quando se falava de agronegócio na minha infância, a gente tinha um certo preconceito, já hoje é de uma forma totalmente diferente. Não se passa mais trabalho como antigamente, hoje é tudo mecanizado e é importante trazer isso para a sala de aula”, acrescenta.


Para a diretora da Escola Agenor Bortolatto, Ketsa Nogaredo, o Projeto Empreendedorismo reflete em diversos aspectos da vida do aluno. “Eu acho fundamental essa consciência de empreender porque traz a questão da criatividade, de estar resolvendo alguns problemas do dia a dia. O termo empreendedorismo não deve estar relacionado apenas à atividade comercial e empresarial, mas também ao próprio dia a dia deles, usando a criatividade na resolução de diversos problemas, até mesmo sociais”, pontua.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal