Alunos da Satc conquistam primeiro lugar na etapa estadual da OBR
Criciúma (SC)
Com técnicas, empenho e dedicação os alunos do Colégio Satc mostraram seu potencial conquistando o primeiro lugar na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Pelo 4º ano consecutivo a Satc leva medalha de ouro na competição, se classificando para etapa Nacional, que acontecerá em novembro na cidade de Goiânia (GO).
Na competição os estudantes devem montar um ‘robô bombeiro’ que passa por obstáculos chegando em um ponto com vítimas, que são representadas por bolinhas de isopor. Neste caso durante a disputa o protótipo criado pelos alunos deve colocar as bolinhas em um lugar seguro.
“Eles são jovens que estão estudando e vão continuar na parte de Robótica, por meio da Mecatrônica, Tecnologia, Informática ou Programação. Então, quem sabe no futuro, eles tenham mesmo empresas para fazer um robô bombeiro de verdade, que em momentos de riscos, ajude a comunidade”, comenta o professor de Robótica, Guilherme Cardoso Cruz.
A competição entre 35 equipes envolvia níveis de dificuldade, com alunos do Ensino Fundamental Fases Finais, Médio e Técnico. Para os jovens, estar envolvido em campeonatos como este e conquistar o primeiro lugar é uma forma de melhorar a aprendizagem e ganhar destaque para a futura profissão. Como é o caso do Vinícius Cardoso da Rosa, que pela primeira vez competindo, conquistou o primeiro lugar com a equipe.
“Além de uma bela frase no currículo de que foi campeão estadual de Robótica, o esforço que a gente teve vai ser muito importante daqui para frente sobre a mecânica dos robôs e a programação deles. Porque neste caso, foram vários testes, fazendo e refazendo até dar certo. Todo esse empenho ser reconhecido de alguma forma é muito gratificante. E a partir de agora é buscar o pódio internacional”, destaca o estudante.
Buscar a evolução a cada ano com destaques em todos os níveis é um dos diferenciais do Colégio Satc. Segundo a coordenadora das Tecnologias Aplicadas, Andreia Mariot Scarduelli, durante toda olimpíada, as equipes se ajudam e se unem com o mesmo objetivo. “A gente sempre fala que, durante o treinamento, um ajuda o outro. Tínhamos sete equipes e, quando tinha um problema, o outro ajudava a resolver. Então, neste caso, já são todos vencedores”, ressalta.
ASSESSORIA DE IMPRENSA