• Alunos da Escola Sesi e Senai se unem para construção de cisterna

    Crianças perceberam problema de falta de água e tiveram o apoio dos alunos da aprendizagem industrial para a construção do equipamento.

Alunos da Escola Sesi e Senai se unem para construção de cisterna

06 Nov, 2023 14:54:45 - Educação

Criciúma (SC)

Que a consciência ambiental deve ser formada desde criança, a maioria das pessoas já sabem. No entanto, quando se vê este processo ocorrendo com crianças de três anos de idade, o incentivo e o apoio fazem a diferença na formação de adultos responsáveis e comprometidos com o meio ambiente. Foi assim que ocorreu com as crianças da Turma da Tartaruga da Escola Sesi de Criciúma. Ao identificarem um problema, os pequenos se uniram com uma turma do curso de mecânica industrial e apontam uma solução que está fazendo a diferença no dia a dia da escola.

“Descemos para lavar as mãos para o café e uma criança percebeu que estava vindo pouca água na torneira e comentou comigo: acabou a água, nós temos que resolver esse problema. Fiquei admirada com aquela constatação e questionei qual seria o problema e ela disse que seria a falta de água na torneira e que precisaríamos arrumar o cano. Ela chamou todos os amigos para mostrar aquilo que ela tinha identificado e ainda reforçou que tinha acabado a água do planeta”, explica a professora da Escola Sesi, Josiane de Oliveira Giassi Apolinário.

Foi a partir desta percepção que a professora teve a ideia de utilizar esta constatação deles, para fazer um projeto relacionada à água.

“Passado alguns dias, eles começaram a apresentar soluções. Um dos meninos, sabiamente disse que precisaríamos cuidar, pois a água do planeta estava acabando. Foi então que começamos a explorar mais esse tema, ver de onde vinha a água. Eles me falaram que a água vinha do céu, escorria pelo telhado e caia no chão. O estalo para a construção da cisterna foi quando perguntei se poderíamos brincar com a água e eles disseram que sim, desde que pegássemos um balde, e aproveitássemos a água da chuva para isso. Saímos para observar todo esse processo, conhecemos o ciclo da chuva, conhecemos a Barragem do Rio São Bento e depois começamos as nossas investigações”, explica a professora.

Segundo ela, também foi levada à escola, uma engenheira ambiental para falar com as crianças, explorar toda a parte importante e necessária de cuidado com o meio ambiente.

“Mostramos para as crianças que o oceano começa na nossa casa. Tivemos a ideia de fazer uma cisterna com uma bombona, porém tínhamos todo o sistema já organizado para fazer uma cisterna como ela deve ser. Foi então que conversamos com um professor do curso de aprendizagem industrial de mecânico industrial que sugeriu que os alunos do curso pudessem nos apoiar nesse projeto”, explica a professora.

União das turmas para a execução do projeto

De acordo com a supervisora escolar da Escola SESI, Tamiris Tiscoski, os alunos da aprendizagem industrial vieram conversar com as crianças e conheceram a necessidade deles.

“Foi um trabalho em conjunto que deu certo. As crianças participaram de todo o projeto, desde o local da instalação até a finalização dele. E os alunos da aprendizagem industrial fizeram efetivamente a montagem do projeto. Conseguimos unir dois extremos, os nossos pequenos do infantil, e os adolescentes que estão sendo preparados para o mercado de trabalho. Cada um viu a necessidade do outro e trabalharam em conjunto”, explica a supervisora.


Para o professor do curso de aprendizagem industrial de mecânico industrial, Marcio Afonso de Souza, foi possível unir as capacidades sócio-emocionais do curso, adaptando para o projeto como trabalho em equipe, resoluções de problemas entre outras capacidades.

“A turma de aprendizagem aceitou a demanda usando as capacidades de trabalhar em equipe e com ferramentas manuais. Receberam até um nome dos pequenos, a Turma Jabuti. O projeto foi planejado, sendo feito a visita na Escola Sesi e, em seguida, o levantamento dos materiais e depois um rascunho de como seria o projeto completo no papel. Depois que o planejamento foi realizado, a Turma Jabuti começou os trabalhos, e, no meio da produção, surgiu uma ideia a mais no projeto, desenhar e colorir a caixa d’água para que ela ficasse no tema de fundo do mar, com várias tartarugas para representar a própria Turma Tartaruga”, explica o professor Marcio.

Para os alunos, foi uma experiência única e que ficará marcada na memória. “Na minha visão, foi um dos projetos mais legais de se trabalhar, o fato das crianças terem dado a ideia para nossa turma pôr em prática foi maravilhoso e muito legal, sem dúvida uma das minhas experiências mais legais do Senai”, explica o Aluno Adriano Rita. A mesma ideia é compartilhada por Vinícius Casagrande e os demais membros da turma. “O projeto foi um sucesso, a experiência de trabalhar em equipe foi única e divertida, todos souberam colaborar e fazer suas partes para finalizar o projeto pedido. Durante o trabalho, tivemos momentos únicos onde rimos, pensamos e trabalhamos. Foi uma experiência incrível”, complementa.

Ampliação da parceria

De acordo com a supervisora escolar da Escola Sesi, Tamiris Tiscoski, esta é uma parceria que deve ser ampliada ainda mais, com novas ideias e novas interações para o bem de todos.


“Hoje a água da cisterna construída por eles é utilizada para as brincadeiras, para a limpeza dos brinquedos, para auxiliar na rega das plantas e sementes que futuramente serão utilizadas para o reflorestamento, em áreas da própria escola. Foi um projeto lindo em que as crianças levaram pra casa essa consciência, repassando a informação que eles receberam na escola”, finaliza.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE