• Alunos apresentam pesquisas sobre diferentes temas na Unesc

    Diversas atividades movimentam o campus até sexta-feira.

Alunos apresentam pesquisas sobre diferentes temas na Unesc

18 Out, 2017 13:52:42 - Educação

Criciúma (SC)

Conhecimento é a palavra de ordem da 8ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da Unesc. Até sexta-feira (20/10), alunos, professores e comunidade têm encontro marcado no campus da Universidade para compartilhar conhecimento. E o tema deste ano não poderia ser mais desafiador: “A Matemática está em tudo”, que tem impulsionado os participantes a aprofundarem ainda mais seus trabalhos e pesquisas.

Daiani Bortolotto Picolo, de 23 anos, é exemplo disso. A aluna da nona fase do curso de Fisioterapia da Unesc conta um pouco do trabalho de pesquisa que ela e mais três colegas fizeram e estão apresentando na SCT. Intitulada “O uso prático da Classificação Internacional de Funcionalidade, incapacidade e saúde por acadêmicos e profissionais do Sul do Brasil”, a pesquisa apurou 470 respostas de profissionais e acadêmicos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade) é um novo sistema de classificação inserida na OMS (Organização Mundial de Saúde), constituindo o quadro de referência universal adotado pela para descrever, avaliar e medir a saúde e a incapacidade individual de uma população.

“Atualmente o método mais utilizado dentro da fisioterapia é o DOT (Diagnóstico do Paciente). No entanto, a CIF tem se mostrado muito eficiente no diagnóstico e no auxílio do tratamento dos pacientes”, relatou.

Dos entrevistados, 89,6% são fisioterapeutas formados e 10,4%, acadêmicos de fisioterapia. Destes, uma significante parcela dos profissionais não utiliza a CIF em seu serviço. De acordo com os resultados, isso ocorre porque 68,2% não tiveram em sua formação a abordagem da CIF, assim como 65,3% dos acadêmicos.

“A CIF é uma classificação de múltiplas finalidades, que pode ser usada em diferentes setores. Para mim, como acadêmica e futura fisioterapeuta, é muito enriquecedor saber que a Universidade tem percebido a importância do tema, nos proporcionando uma cadeira sobre o assunto. O entendimento sobre a CIF ainda é recente e está ocupando seu espaço aos poucos. Minha esperança é que em breve ela seja aplicada pela maioria dos profissionais, pois com certeza ela ajudará a levar mais qualidade de vida a diversas pessoas que terão seus diagnósticos precisos, aumentando ainda mais suas chances de melhora e de cura”, finaliza Daiani.

Compartilhando conhecimento

Quem também apresentou seu trabalho foi a estudante da sétima fase do curso de Ciência da Computação Leoquina Alcina de Figueiredo Pinto, de 23 anos. Junto com mais dois colegas, ela fez uma pesquisa de extensão analisando o projeto “Informática para a melhor idade”, realizado na Unesc. Com a temática “A importância do acesso dos idosos às novas tecnologias”, a pesquisa mostrou o quanto a inserção dos idosos ao mundo digital tem trazido benefícios a eles. Este ano, 44 alunos estão matriculados no curso.

“Eles têm de 61 a 70 anos de idade e 81% dos nossos entrevistados disseram que conseguiram maior integração social depois de começarem a aprender a mexer nas ferramentas”, conta. Resultado confirmado pelos familiares. Ao todo, 94% perceberam que o nível de socialização do idoso ficou maior após o contato com as novas tecnologias.

No curso é aplicada uma metodologia específica para a terceira idade, respeitando a linguagem, os interesses e o ritmo de aprendizado de cada um. “Nós apresentamos para eles desde os objetos, como mouse e teclado; até as ferramentas online, como redes sociais e sites de pesquisa. É gratificante ver o quanto eles aprendem e o quanto ficam gratos pelo conhecimento que estamos compartilhando”, afirmou a estudante emocionada.

O projeto “Informática para a melhor idade” é realizado na Unesc e integra as atividades de extensão da UNA CET (Unidade Acadêmica das Ciências, Engenharias e Tecnologias), por meio da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão).

Além destes, outros trabalhos também serão apresentas na 8ª SCT, que conta ainda com diversas atividades.

Saiba mais em: https://www.doity.com.br/sct-unesc-2017/programacao

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTOS/TALISE FREITAS

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança