• Alta nos casos de cálculo renal entre mulheres preocupa especialista

    A mudança no estilo de vida das pacientes tem feito aumentar o consumo de comidas com poucos nutrientes.

Alta nos casos de cálculo renal entre mulheres preocupa especialista

19 Out, 2023 13:08:07 - Saúde

Criciúma (SC)

Por questões genéticas mas, principalmente comportamentais, o sexo masculino é o que mais sofre com pedras nos rins. Isso quer dizer que em média são três homens para cada mulher que desenvolvem a doença em algum momento da vida. Porém, especialistas da área de Urologia têm observado que a incidência de cálculos renais tem aumentado de forma significativa entre o público feminino. O motivo: mudança no estilo de vida.

“A doença tem uma maior relação com os homens, ou seja, para cada três homens, uma mulher tem o cálculo. Mas, esses dados estão desatualizados, visto que as mulheres estão apresentando, a cada ano, mais registros ligados a pedras nos rins, sendo que hoje quase se equipara a  incidência de cálculos em pacientes do sexo masculino", analisa Fábio Borges, especialista em Urologia Clínica Geral e Urologia Oncológica de Criciúma.

Com a mulher desbravando cada vez mais espaços no mercado de trabalho, ela deixou de ser um figurante caseiro, onde conseguia ter uma alimentação mais saudável e hidratação adequada. “Hoje a rotina dela é igual a de um homem. Trabalham o dia todo e devido a vida agitada, muitas vezes diminuem a ingestão de água, as refeições são de alimentos de fácil acesso e com alto teor de sódio e outros minerais, como lanches, por exemplo. Comem mal devido a correria que são submetidas pelo mercado de trabalho. E isso está atingindo os níveis dos pacientes masculinos, o que é um problema sério de saúde pública”, ressalta o urologista.

Comidas em excesso como carnes, sais, minerais, refrigerantes, além de prejudicar o organismo de diversas formas, aumentando a obesidade, também têm relação com o crescimento de casos de pedras na população em geral que se alimenta na base do fast food, alimentos que antes não eram comuns na dieta do brasileiro.

Fábio Borges

Médico há seis anos
Formado pela Unesc em 2017
Especialização em Urologia pelo Hospital Governador Celso
Ramos (única residência do estado e com mais de 50 anos de existência).
Cirurgião Geral formado pelo Hospital São José de Criciúma
Focado em Uro Oncologia
Especialista em cirurgias minimamente invasivas como:
→ endourologia
→ videolaparoscopias
→ Programação de cirurgia robótica.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE