Alesc e ONGs realizam IX Seminário de Controle de Zoonozes
Florianópolis (SC)
Por proposição da deputada Ana Paula Lima (PT), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realiza neste sábado, dia 16, o IX Seminário Catarinense de Controle de Zoonozes, Manejo Populacional de Cães e Gatos e Defesa dos Direitos Animais. O evento, durante todo o dia, no Plenarinho Deputado Paulo Stuar Wright, tem a parceria na organização do Ministério Público de SC e entidades de proteção animal do estado.
A programação, das 8h às 18h30min, tem como principais temas: Leischmaniose Visceral; PL 6268/2016 – Legalização da Caça no Brasil; Manejo Populacional de Cães e Gatos; Maus tratos e Resgate de Animais de Grande Porte; e Defesa dos Direitos dos Animais.
O IX Seminário Catarinense de Controle de Zoonozes, Manejo Populacional de Cães e Gatos e Defesa dos Direitos Animais é uma realização da Assembleia Legislativa, através da Comissão de Meio Ambiente e Turismo e da Escola do Legislativo.
O evento é uma realização conjunta da Alesc, Ministério Público (MPSC), Gedda – Grupo Especial de Defesa dos Direitos dos Animais, Ecosul Instituto Ambiental (Florianópolis), Instituto É o Bicho (Florianópolis), Aprablu – Proteção Animal de Blumenau, FNPDA - Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Hachi ONG Proteção Animal (Blumenau), Instituo Bem Animal (Florianópolis), OBA! Organização Bem Animal (Florianópolis) e Editora Expressão.
PROGRAMAÇÃO:
8:00 – Abertura, inscrições, composição da mesa e saudações.
9:00 – “Leishmaniose Visceral, aspectos regionais - O ativismo voluntário em ação” - Rosaelisa Vilanueva (Bióloga, especialista em Conservação e Manejo de primatas pela Universidade de Brasília - UnB, mestre em Ecologia pelo Instituto de Pesquisa da Amazônia – INPA. Experiência e interesse nas áreas relacionadas à Leishmaniose Visceral, manejo populacional e guarda responsável de animais domésticos).
10:00 – Intervalo
10h30min – “Leishmaniose visceral - Revendo paradigmas” – André Luiz Soares da Fonseca (Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (1984), Mestrado em Imunologia das Leishmanioses. Doutorado em Doenças Tropicais e Saúde Internacional. Ex- coordenador da Comissão de Leishmaniose do CRMV-MS, Sócio fundador da Brasileish - Grupo de Estudos em Leishmaniose Animal).
11h30min – “Aspectos jurídicos do controle da Leishmaniose Visceral” - André Luiz Soares da Fonseca: Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (1984) e em Direito pela Universidade do MS (2001), especialização em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade católica Dom Bosco de Campo Grande (2006). Atuação como advogado pró bono em causa ligadas a cidadania, meio ambiente e proteção aos animais).
12h30min- “Maus-tratos e resgate de animais de grande porte” – Daniel Ribeiro (Geógrafo pela UFSC (2008), ex-membro do CEUA/UFSC, representante do Instituto É o Bicho no CEUA/CIEnP, ativista pelos direitos animais e coordenador em Florianópolis de voluntariado do MFA-Mercy for Animals).
13h – Intervalo para almoço
14h – “Serviços de controle de zoonoses e a medicina veterinária do coletivo frente à Leishmaniose Visceral” - Ana Liz F. Bastos (Graduada em medicina veterinária pela UFMG (1996) , Mestre em Zootecnia (2000) , Doutora em Ciência Animal na área de Epidemiologia (UFMG 2013) e Pós-doutora pela UF Ouro Preto).
15h – “Senciência, Bem-estar e manejo populacional de animais urbanos” – Vanessa Carli Bones (Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), mestrado (2008) e doutorado (2014) na área de bem-estar animal pela UFPR. Médica Veterinária do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR).
16h - Intervalo
16h30min- “Projeto de Lei 6268/2016 (Legalização da caça) – O tiro que faltava para a extinção das espécies” – Vânia Tuglio: Promotora de Justiça do Ministério Público de SP. Autora de artigos e teses sobre crueldade contra animais, responsabilidade penal da pessoa jurídica, transações penais e demais temas sobre direito dos animais e membro do Grupo Especial de Combate aos Crimes Ambientais e de Parcelamento Irregular do Solo Urbano – GECAP do MPSP.
17h30min – Mesa redonda e debates
18h30min – Encerramento
TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO