• Afasc celebra Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo com atividades

Afasc celebra Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo com atividades

02 Abr, 2024 17:05:42 - Geral

Criciúma (SC)

Bate papo, atividades durante as oficinas e muito conhecimento sobre o Transtorno de Espectro Autista (TEA). Assim foi a abordagem da equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de zero a 17 anos da Afasc dos CRAS Tereza Cristina, Próspera, Vila Miguel, Santa Luzia, Renascer, Cristo Redentor e Centro de Convivência Vida Nova, com crianças e adolescentes ao longo da semana.


Segundo o participante do Serviço de Convivência do CRAS Vila Miguel, Eduardo Machado Júlio, 12 anos, que é irmão do pequeno Felipe, diagnosticado com autismo aos 7 anos, as atividades desenvolvidas pelos facilitadores, mostraram o quanto é importante ter empatia com os colegas, e principalmente, contribuir de forma positiva, para que eles se sintam bem dentro do espaço. “Aprendi que o autismo não é uma doença, pois quem é diagnosticado, apenas vive em um “mundo diferente” do que vivemos, fazendo as mesmas atividades que nós. Meu irmão tem autismo leve, e nós vivemos muito bem juntos, nos divertimos. Mesmo não aceitando abraços, beijos e não aceitando perder durante nossas brincadeiras, meu irmão e eu fizemos muitas coisas. As atividades trabalhadas pelo Serviço de Convivência me mostraram outras coisas que ainda não conhecia sobre os autistas”, comenta.

Na última quinta-feira (28), os profissionais estiveram reunidos no CRAS Santa Luzia, onde participaram de uma integração que teve como tema “O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sua inclusão”. O encontro contou com a participação do diretor executivo, Adriano Boaroli.


“No Serviço de Convivência da Afasc, recebemos crianças e adolescentes com laudos. Por isso, é importante que os profissionais, desde a cozinha, até a orientadora social, e os participantes, aprendam a lidar com eles, e tornem o ambiente receptivo aos autistas. Com essas atividades desenvolvidas, fica claro a importância de acolher os autistas, mostrando que o conhecimento é uma das chaves mais importantes para uma melhor convivência”, destaca a coordenadora do Serviço de Convivência da Afasc, Ana Meller.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal