• Aeroporto Diomício Freitas é reaberto um dia histórico para Forquilhinha (SC)

Aeroporto Diomício Freitas é reaberto um dia histórico para Forquilhinha (SC)

11 Out, 2023 16:21:11 - Geral

Forquuilhinha (SC)

O Aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha (SC), foi reaberto para operações nesta quarta-feira (11/10/2023). Com a conclusão das obras de revitalização, o local volta a receber as operações de pouso e decolagem e atender as atividades de aviação geral. Atualmente o aeroporto é administrado pelo governo catarinense, a previsão é que seja subdelegado para a administração municipal em março de 2024.


A estrutura estava sem funcionar desde janeiro de 2022. "É uma conquista para o município e para a região. A reabertura era muito esperada e confirma o compromisso do Governo do Estado com a conclusão da obra. Agora estamos na expectativa de receber do Estado a administração, para contarmos com voos comerciais", afirmou o prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho.

Ao todo o Governo do Estado investiu R$ 17 milhões para a recuperação asfáltica da pista de pouso e decolagem, taxiway, acesso aos hangares, pátio de estacionamento de aeronaves e readequação da faixa de pista, cerca patrimonial e implantação de via de inspeção. “A retomada das obras foi uma das primeiras missões que recebemos do governador Jorginho Mello quando assumimos a secretaria. Fizemos a rescisão do contrato com a empresa que desistiu da obra e conduzimos o processo para que uma nova empresa assumisse o trabalho. A segunda colocada não teve interesse e finalmente em maio a Setep assumiu e concluiu a obra remanescente”, relatou o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, que na oportunidade representou o governador Jorginho Mello, que está visitando às áreas atingidas pelas fortes chuvas da última semana em Santa Catarina.


Durante a reabertura, o prefeito Neguinho entregou ao delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, o projeto de construção da nova base do Serviço Aeropolicial (Saer) da Polícia Civil e do Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico do Sul (Sarasul). A licitação para construção da sede do Saer/Sarasul deve ser lançada pelo Governo de Santa Catarina até o ano que vem. “Atualmente, estamos em uma base alugada no Rio Maina, em Criciúma, e gastamos R$ 15 mil por mês com aluguel. Esse aeroporto é o lugar ideal para a base das equipes”, pontuou o delegado.

A reabertura do também foi comemorada pelos usuários da estrutura. “A volta das operações é muito significativa. O governador criou uma secretaria para dar protagonismo a um setor que merece toda a atenção e tem grande importância para a logística de Santa Catarina”, avaliou o empresário Ricardo Brandão.


O Aeroporto Diomício Freitas possui pista de pouso e decolagem asfaltada de 1.568 metros de comprimento por 30 metros de largura. Antes da paralisação das obras, processava mais de 200 movimentos mensais na área de formação de pessoal para a aviação civil, voos executivos, transporte de enfermos e órgãos e segurança pública.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE