• Administração de Maracajá se reúne com Conselheiras Tutelares

Administração de Maracajá se reúne com Conselheiras Tutelares

16 Fev, 2021 10:13:03 - Geral

Maracajá (SC)

Sem recesso de Carnaval, a Administração de Maracajá, iniciou a segunda-feira, dia 15, com uma reunião entre o prefeito Anibal Brambila, a secretária de Administração e Finanças, Edilane Rocha Nicoleite, e as cinco conselheiras tutelares do município. O encontro serviu para as profissionais conhecerem os atuais gestores do município e também para que solicitassem algumas reivindicações ao Poder Executivo.

Atualmente o Conselho Tutelar está instalado nas dependências da antiga Escola 12 de Maio, ao lado do estádio de futebol do Centro Esportivo Municipal Antônio da Rocha, na Rua Antônio Inocêncio, Centro da cidade. No mesmo local está funcionando o Departamento de Indústria e Comércio, a coordenadoria municipal da Defesa Civil e futuramente será instalada uma Sala de Costura.

Devido à complexidade dos serviços prestados pelo órgão, as conselheiras solicitaram à Administração mudança na entrada da sede, com exclusividade para o Conselho Tutelar. "Nosso intuito é zelar pela privacidade nos atendimentos, evitando prejuízos à imagem das crianças e adolescentes atendidas", disseram.

O prefeito informou que a mudança será realizada nas próximas semanas. "Haverá apenas um remanejamento no espaço, onde vamos realocar o Conselho numa outra sala, para as demais pessoas que trabalham ou utilizam do espaço não tenham acesso aos atendimentos do órgão", disse o prefeito Brambila.

Mais solicitações

As conselheiras (Adriani Hoepers,Cristina Gonçalves, Évelin Farias Silvestre, Márcia Hendz Delfino e Raquel Rute dos Santos) trabalham atualmente 40 horas. Com isso, uma outra solicitação seria uma nova escala de trabalho, com 30h presenciais e 10h em regime de plantão.

Outro pedido do Conselho Tutelar é para que a Administração ceda um motorista à noite para os plantões. "Não temos muitos chamados à noite ou de madrugada, porém eles existem, e para nossa segurança gostaríamos que tivesse um motorista disponível", comentaram.  "A Administração vai avaliar se é possível disponibilizar um profissional que auxilie no plantão, caso haja necessidade", enfatizou Brambila.

Mais de 40 atendimentos ao mês

O Conselho tem como principal função zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente por parte das famílias, da sociedade civil de forma geral e pelos órgãos governamentais, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) criado pela LEI Nº 8.069, de 13 de julho de 1990.

Segundo as Conselheiras, são cerca de 40 atendimentos mensais -entre ligações, visitas domiciliares e atendimentos de plantões. Entre os casos mais comuns estão a evasão escolar, alienação parental, adolescentes com envolvimento com drogas, entre outros.

O horário de atendimento presencial é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h e mantém plantão 24 horas, todos os dias da semana, inclusive feriados e finais de semana, pelo telefone (48) 98833.8792. Também atende no telefone fixo 3523-1615.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal