• Ações em prol da causa animal são debatidas na Câmara de Morro da Fumaça (SC)

    O debate no Poder Legislativo fumacense destaca urgência de ações para combater envenenamento de animais.

Ações em prol da causa animal são debatidas na Câmara de Morro da Fumaça (SC)

20 Jun, 2024 11:18:57 - Geral

Morro da Fumaça (SC)

A Câmara Legislativa de Morro da Fumaça (SC) recebeu moradores e voluntários, a maioria residente do Distrito de Estação Cocal, na Sessão Ordinária, nesta terça-feira (18/6/2024).

Eles utilizaram a Tribuna Livre para expor uma grave situação de envenenamento de animais na região. Desde o início de junho, sete casos de envenenamento foram confirmados, resultando na morte de cinco cães e dois gatos, com apenas dois animais sobrevivendo após tratamento intensivo.

Os animais afetados incluem cães comunitários, assistidos por voluntárias dedicadas à sua alimentação e cuidados veterinários. Também foram registradas mortes de animais domiciliados. Laudos preliminares indicam a presença de substâncias tóxicas comuns em envenenamentos, como cumarinas e estricnina, reforçando a suspeita de atos criminosos.

A presidente do Legislativo, Jorgia Guglielmi (PL), enfatizou a necessidade de respostas rápidas e efetivas para enfrentar essa situação alarmante. "Não podemos permitir que atos de crueldade contra animais continuem impunes em nossa cidade. É nosso dever proteger todos os seres vivos e garantir um ambiente seguro para todos" afirmou.


A médica veterinária Mônica Pavei, moradora do Distrito de Estação Cocal, representou a comunidade e citou o nome de todos os voluntários cuidadores dos animais de rua. “Nossa população está carente de educação ambiental. Inclusive, iniciamos o projeto ‘Cão Comunitários’ para que possamos colocar em prática, queremos apoio para termos dotação própria para dar atenção aos animais. Também queremos que a prefeitura assuma os custos dos animais envenenados, além da regulamentação do comércio de cães e gatos, para que as demandas sejam vistas como questão de saúde pública”, disse a médica veterinária durante o uso da Tribuna Livre.

“Sabemos que muitas questões dependem do Poder Executivo, mas usamos o espaço na Câmara de Vereadores para tornar nossas reivindicações públicas. Há muitos abandonos em nosso município e o que estamos pedindo é só o começo de muitas ações que ainda estão por vir,” acrescentou a veterinária.

A presidente do Legislativo, Jorgia Guglielmi (PL), agradeceu pela presença de todos os voluntários e colocou o Poder Legislativo a disposição da população. "A Câmara está empenhada em colaborar com todas as autoridades competentes para encontrar os responsáveis e implementar medidas preventivas. O Poder Legislativo está à disposição para apoiar todas as iniciativas necessárias e trabalhar em conjunto com a comunidade para resolver esse problema," finalizou.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança