• Ações do Poder Executivo foram apresentadas aos vereadores içarenses

Ações do Poder Executivo foram apresentadas aos vereadores içarenses

19 Ago, 2022 08:16:23 - Política

Içara (SC)

O Conselho do Desenvolvimento Econômico e a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Içara dividiram o espaço do horário politico da sessão de terça-feira.


O secretário Municipal da Fazenda, Márcio Folis, iniciou a explanação apresentando as ações do conselho do desenvolvimento econômico, que é formado por representantes de diversas entidades do município. “Em 2021 foram abertas no município 426 empresas e no período de janeiro até agosto desse ano já são 236 novas empresas”, informou Folis. Em relação à abertura de MEIs o micro empreendedor individual, segundo o secretário, muitas pessoas estão abrindo seus próprios negócios nesse período, sendo que em 2021 foram 701 e até o momento são 480 novas MEIs. Outra arrecadação crescente na cidade é o ISS (Imposto sobre Serviços), que somando 2021 até o momento já são aproximadamente R$ 30 milhões arrecadados aos cofres públicos. “Isso acontece devido ao aumento de novas empresas e suas demandas, nossa localização é muito privilegiada”, ressaltou Folis. O município para atrair as startups, empresas de tecnologia, reduziu a alíquota. “É um benefício que acaba gerando mais empregos, rendas e impostos para a cidade que são revertidos em qualidade de vida para os nossos munícipes”.


Na sequencia, a gestora da Secretaria de Planejamento, engenheira civil Daniela Rosso de Jesus, apresentou resultados da pasta. Como a implantação da consulta prévia digital reduziu o número de protocolos presenciais; as análise de projetos para novas construções são realizadas em no máximo 10 dias; agilidade na emissão de alvarás de construção em até 30 dias. “No ano de 2021 de janeiro a agosto foram cadastros no sistema cerca de 85 mil metros quadrados de alvará de construção, nesse mesmo período neste ano já são aproximadamente  168 mil metros quadrados”, disse a gestora. Ela também destacou as obras públicas em execução nos bairros. “São pavimentações, construções, reformas e ampliações de escolas e unidades de saúde, andamento junto ao Governo Estadual da segunda etapa do projeto de duplicação da rodovia SC-445. Todas as demais obras estão disponíveis no endereço eletrônico da prefeitura”.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal