• Ações do Abril Azul em Içara (SC) foi relatada no Poder Legislativo

Ações do Abril Azul em Içara (SC) foi relatada no Poder Legislativo

17 Abr, 2024 09:18:56 - Saúde

Içara (SC)

Abril Azul, o mês de conscientização sobre o autismo, foi abordado na Câmara Municipal de Içara (SC), na sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (15/4/2024).

A coordenadora de educação especial e inclusiva do Município e presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Andreia Berto, fez uso da palavra no espaço destinado ao horário político. Andreia informou que o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, em ação integrada com a Galeria Municipal de Artes Caio Borges e a Associação Beneficente de Apoio ao Autista (ABAA), organizaram uma semana de palestras com informações para pais e profissionais da educação.


“Além disso, nós trabalhamos em cima do tema nacional que é respeite as limitações e acredite nas potencialidades, visando trabalhar com o potencial da pessoa com deficiência”, completou.

Segundo a coordenadora a educação especial do município atende 263 crianças com deficiências, sendo que dessas crianças 130 são diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Ela ressaltou que o município é um exemplo para as demais cidades, recebendo visitas de coordenadores da educação especial e secretários da educação para conhecerem como a inclusão acontece na cidade. Içara dispõe do Centro de Atendimento ao Estudante Professora Cassilda Dajori Possamai, um espaço que conta com atendimento de psicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogas. Núcleo de Adaptação de Material, onde é realizada a adaptação dos livros pedagógicos para que as crianças tenham o acompanhamento com o mesmo material, mas conforme as suas necessidades educacionais. E o atendimento educacional especializado.


“O município preza por uma educação inclusiva e de qualidade, que respeita todas as deficiências, trabalhando com muitas ferramentas inclusivas para garantir os direitos do aprendizado para essas crianças”, disse Andreia. Na semana de conscientização do autismo a Galeria Municipal de Artes Caio Borges, recebeu a exposição dos trabalhos artísticos produzido por alunos do município, que são assistidos ABAA. “Foram 90 produções artísticas lindas, evidenciando a diversidade e as diferenças dentro do Transtorno do Espectro Autista”, destacou Andreia Berto.

Na oportunidade um vídeo mostrando a visão de uma pessoa autista, foi apresentado aos vereadores.

 ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE