• Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina empossará acadêmicos em Içara

Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina empossará acadêmicos em Içara

21 Jul, 2022 11:30:46 - Variedades

Içara (SC)

A Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina (ALBSC( realiza no dia 30 de julho de 2022 (sábado), a solenidade de fundação, posse e diplomação de dez acadêmicos, que farão parte da seccional.

A cerimônia acontece no auditório do Paço Municipal de Içara (SC), a partir das 16h.

De acordo com o Estatuto da ALBSC, a instituição foi criada em junho do ano de 2008, na cidade de Governador Celso Ramos (SC), pelo Professor, presidente e fundador  Miguel João Simão. "A missão da academia é  promover o acolhimento aos escritores do estado de Santa Catarina, em todos os segmentos da escrita, independentemente se cientistas, literatos ou metafísicos, resgatando valores da comunidade em benefício da literatura, compartilhando conhecimentos e facilitando o acesso aos saberes múltiplos sobre as artes literárias para oportunizar novos escritores”, destaca Simão.

A seccional de Içara (SC), iniciou os primeiros passos antes da pandemia, incentivando o engajamento e a adesão de escritores. Henrique Ferresi, será empossado como  presidente da seccional, e a vice-presidente a acadêmica será Aline Dias de Carvalho, que coordenarão as atividades, sob orientação da Delegada Regional da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina, Jaine Godinho Scheffer.

"É uma grande honra como escritores e içarenses estarmos na vanguarda desse movimento cultural e literário. E um novo capítulo para a literatura da nossa cidade, onde dez escritores se colocam á disposição da arte e da sociedade para registrar, criar e fazer parte da história da cidade de Içara",destaca Henrique,

A Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina, é uma instituição literária cultural, livre, regida por estatuto próprio sem vínculo com qualquer outra instituição do gênero, tendo a diretoria livre arbítrio para definir ações e deliberar sobre qualquer assunto que for do interesse dos Acadêmicos. Está presente em quase todos os municípios do Estado com suas seccionais.

"A Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina, iniciou suas atividades no norte do Estado e está direcionando seus tentáculos, para o Sul. Temos seccionais de Laguna até Criciúma, e agora teremos uma seccional em Içara. Na mesma solenidade de fundação da seccional de Içara, teremos a diplomação de mais 12 acadêmicos da seccional de Criciúma. Desejamos mais acadêmicos mobilizados a promoverem a força literária que Santa Catarina possui”, enfatiza Jaine.


O hino da academia, foi escrito por Apolônia Gastaldi e a música e arranjos por Flávio Pacheco e Kathia Fehsenfeld, destacando nas estrofes, a arte independente, e a valorização da herança e da cultura.

Foram convidadas autoridades municipais, Academias da região da (AMREC_, como Academia Içarense de Letras e Artes, Academia Criciumense de Letras e Academia de Letras, Artes de Siderópolis, a Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB) e demais lideranças atuantes no segmento da educação, das artes e da cultura.

Conheça os Acadêmicos e as respectivas cadeiras e patronos.

Henrique Ferresi
Cadeira: 01
Patrono: Monteiro Lobato

Aline Dias de Carvalho
Cadeira: 02
Patrona: Elza Soares

Terezinha Fátima Serafim
Cadeira: 03
Patrona: Cecília Meirelles

Priscila Rodrigues Vicente Silveira
Cadeira: 04
Patrona: Antonieta de Barros

Cíntia Magnus Gomes
Cadeira: 05
Patrona: Lygia Fagundes Telles

Rosilene de Fátima Koscianski da Silveira
Cadeira: 06
Patrono: Vinícius de Moraes

Cíntia dos Santos
Cadeira: 07
Patrona: Maria Carolina de Jesus

Cristiane Gonçalves Dagostim
Cadeira: 08
Patrono: Clarice Lispector

Janaina dos Santos Godinho
Cadeira: 09
Patrono: Mario Quintana

Geovane Kubiaki Babireski
Cadeira: 10
Patrono: Rubem Alves

Para acessar o instagram CLIQUE AQUI e o facebook  ACESSE AQUI.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE