• Abril Azul e Vermelho é mês de conscientização sobre a hipertensão arterial e diabetes

Abril Azul e Vermelho é mês de conscientização sobre a hipertensão arterial e diabetes

08 Abr, 2024 11:25:22 - Saúde

Criciúma (SC)

Abril é o mês voltado à campanha de prevenção e conscientização sobre a hipertensão arterial e diabetes. As cores que iluminam o Mirante Realdo Santos Guglielmi durante as noites deste mês são azul e vermelho, conforme o cronograma do Programa Saúde em Cores, lançado pela prefeitura. O programa tem como finalidade destacar as campanhas de saúde no ponto mais elevado da cidade, no Morro Cechinel.

“O Programa Saúde em Cores busca transformar um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade em mais do que uma simples atração: em um farol de conscientização para os moradores. Além de embelezar o Mirante Municipal, essa iniciativa serve como um lembrete contínuo da necessidade de priorizarmos nossa saúde e o bem-estar”, afirma o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

No ano de 2023, em Criciúma, foram realizados aproximadamente 100 mil atendimentos (entre consultas e procedimentos) de pacientes com hipertensão e diabetes. Atualmente, no município, aproximadamente 11 mil pessoas estão cadastradas com diabetes e mais de 27 mil com hipertensão arterial. “As três bases fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS) são: prevenção, promoção da saúde e tratamento. Ao utilizar as cores para destacar a importância da prevenção, estamos fortalecendo a mensagem de que cuidar da saúde é essencial para uma vida plena e feliz, e que o SUS está aqui para apoiar cada passo desse caminho”, reforça o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

Segundo a gerente de Educação Permanente em Saúde e Humanização da Secretaria Municipal de Saúde, Daiane Mendes de Assis Réus, as pessoas devem evitar os fatores de riscos e mudar o estilo de vida para prevenir, de forma considerável, as chances de desenvolverem hipertensão e diabetes, visto que são doenças causadas, principalmente, por maus hábitos alimentares, sedentarismo e tabagismo.

“Para que eu transforme a minha informação em cuidado, ela tem que gerar algum interesse de transformação e eu tenho que considerar aquele problema um problema meu. Enquanto eu achar que é um problema do outro, eu não mudo nada”, explica Daiane. Nesse sentido, a gerente destaca que as informações com qualidade são fundamentais no momento da mudança. “Só assim, vamos reduzir os números e melhorar a qualidade de vida das pessoas que possuem essa condição”, ressalta.

Confira algumas estratégias de prevenção à hipertensão arterial e diabetes:

Cuidado com a obesidade: o excesso de peso, especialmente, a gordura abdominal, é um fator de risco significativo para o diabetes tipo 2 e a hipertensão. Mantenha um peso corporal saudável através de uma dieta equilibrada e exercícios físicos regulares.

Adote uma dieta saudável: consuma uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e laticínios. Evite alimentos processados, ricos em açúcar e gorduras saturadas. Limite o consumo de alimentos ricos em carboidratos refinados, como pão branco, arroz branco e massas. Reduza a ingestão de sódio, gorduras saturadas e colesterol.

Pratique atividade física: o exercício físico regular ajuda a controlar o peso, aumenta sensibilidade à insulina G e ajuda a manter os níveis de glicose no sangue sob controle. Tente incorporar pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica moderada ou 75 minutos de atividade aeróbica vigorosa por semana, com exercícios de fortalecimento muscular.

Reduza o consumo de açúcar e bebidas adoçadas: reduza a ingestão de açúcares adicionados, como refrigerantes, sucos de frutas açucarados, bebidas esportivas e alimentos processados que contenham açúcar. Opte por água, chá sem açúcar ou café preto.

Limite o consumo de álcool: o consumo excessivo de álcool pode levar ao ganho de peso e aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e aumentar a pressão arterial. Limite a ingestão de álcool a quantidades moderadas.

Não fume: o tabagismo está associado a um risco aumentado de desenvolver diabetes tipo 2. Se você fuma, procure ajuda para parar e evite a exposição ao fumo passivo sempre que possível.

Orientação de um profissional: siga as orientações do seu médico para tratar e monitorar a pressão arterial, incluindo exames para avaliar riscos como diabetes, tomar medicamentos conforme prescrito, fazer ajustes no estilo de vida e comparecer às consultas regularmente.

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança