• Zumbi Afro reunirá centenas de pessoas em Praia Grande

Zumbi Afro reunirá centenas de pessoas em Praia Grande

18 Nov, 2016 15:10:07 - Variedades

Praia Grande (SC)

Uma bela festa está sendo preparada para o próximo domingo, 20, pela Pastoral Afro-Brasileira da Diocese de Criciúma. A 24ª Zumbi Afro, que comemora o Dia Nacional da Consciência Negra e recorda o líder Zumbi dos Palmares, será acolhida pela Comunidade Quilombola São Roque, no interior de Praia Grande, atendida pelos Frades Capuchinhos da Paróquia São Sebastião.

Conforme o coordenador diocesano de pastoral, padre Joel Sávio, cerca de 300 pessoas são aguardadas para a festa no local que conta com mais de 150 moradores. De Criciúma e Içara, participará um grupo de mais de 100 pessoas, incluindo imigrantes haitianos que também farão uma apresentação sobre sua cultura com uma dança típica.

O encontro inicia às 08h30min, com o café, seguido pela celebração da missa, às 10h30min. Antes e depois do almoço típico, com a tradicional feijoada, haverá danças e teatro.

Projeto visa resgatar identidade da comunidade
Há algumas semanas, a Comunidade Quilombola São Roque deu início à reconstrução, seguindo o modelo original, da casa que sediava reuniões. Segundo padre Joel, o objetivo é resgatar aquele que era o centro de referência da comunidade, como incentivo para que as famílias se encontrem, se reúnam, desenvolvam atividades comuns e até exponham artesanatos e produtos locais para o desenvolvimento da economia solidária. A reconstrução conta com o apoio da Cáritas Diocesana de Criciúma, que ampara financeiramente a obra através dos fundos diocesanos de solidariedade e de evangelização e deve adotar a comunidade como entidade membro. A Cáritas também viabilizou os custos para o transporte dos participantes da Zumbi Afro.


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃOFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal