XVIII Ciclo de Estudos do TCE/SC reúne 968 participantes nas etapas do Oeste

20 Jul, 2018 09:52:41 - Geral

Videira (SC)

“Queremos alcançar a capacitação de quatro mil agentes públicos, para que possamos construir uma sociedade com gestão responsável, que aplica o dinheiro arrecadado em favor da população”. Foi com estas palavras que o conselheiro Herneus de Nadal, do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), dirigiu-se aos participantes do XVIII Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, na etapa de Videira, realizada no campus da Universidade do Oeste (Unoesc) nesta quinta-feira (19/7).

Para Nadal, que é supervisor do Instituto de Contas – unidade responsável pela política de educação corporativa do Tribunal –, “o objetivo destas reuniões é fazer com que possamos manter o equilíbrio nos municípios e atender a população em todas as suas necessidades básicas”. Ele exemplificou que “se os contratos e as licitações forem realizados com qualidade e responsabilidade, vamos melhorar as condições dos municípios e, por consequência, melhorar os serviços prestados à sociedade”.

Nas etapas realizadas no Oeste catarinense – São Miguel do Oeste (17/7), Chapecó (18) e Videira – o evento reuniu 968 participantes das 119 cidades que compõem as oito associações de municípios da região (Saiba mais 1). Até o fim de julho, em  11 etapas regionais, o Ciclo de Estudos envolverá agentes públicos de todas as prefeituras e câmaras municipais do Estado, que atuam nas áreas de contabilidade interna, atos de pessoal e licitações e contrato. Um balanço das sete primeiras etapas já realizadas revela que 2.078 pessoas receberam a orientação dos técnicos da Corte de Contas catarinense (Saiba mais 2).

Maior evento de capacitação externa do TCE/SC, o Ciclo de Estudos tem como objetivo aproximar o órgão que fiscaliza daqueles que aplicam o dinheiro público, por meio da disseminação de boas práticas e do aperfeiçoamento da gestão.

Na etapa de Chapecó, realizada no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, o vereador Adelar José Provenci, presidente da União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc) – uma das entidades parceiras na realização do evento –, reforçou a importância desta atividade de capacitação, destacando que “o Tribunal de Contas vem aos municípios com informação de qualidade”. Provenci, que é vereador em Herval do Oeste, salientou que “servidores bem orientados farão um trabalho qualificado”.

Já na cidade de São Miguel do Oeste, um dos participantes foi o prefeito de Itapiranga e presidente da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc), Jorge Welter. Segundo ele, o TCE/SC “dá ao gestor confiança para que se pratique o ato administrativo com segurança”.

A etapa de São Miguel do Oeste foi sediada no campus da Unoesc e contou com a presença do vice-reitor Vitor Carlos D'Agostini, que frisou a importância do trabalho desenvolvido pelo controle externo: “Nós cidadãos queremos que a máquina pública funcione de forma eficiente e o TCE/SC está preocupado com a eficiência da máquina pública”.

Educação

A edição de 2018 do Ciclo de Estudos traz como inovação a abordagem sobre o controle exercido pelo Tribunal com relação à adequação dos orçamentos aos Planos Municipais de Educação (PMEs). O objetivo é trazer orientação sobre como deverá ser respondido o questionário eletrônico que irá coletar informações dos controles internos dos 295 municípios catarinenses, no primeiro semestre de 2019, inclusive para avaliar a correlação entre os PMEs e as dotações orçamentárias destinadas à educação.

Todos os trabalhos apresentados pelos auditores fiscais de controle externo nas oficinas técnicas estão contidos num livro-texto, disponibilizado apenas na versão eletrônica no Portal da Corte de Contas (www.tce.sc.gov.br), no link Publicações/Ciclos de Estudos. Tal procedimento, já adotado na edição anterior, em função do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) no TCE/SC e da preocupação da Instituição em preservar recursos naturais e reduzir custos.

Os próximos encontros regionais serão realizados Rio do Sul (24/7), Lages (25/7), Criciúma (26/7) e Palhoça (31/7). Com a organização do Instituto de Contas do TCE/SC (Icon), o evento tem a parceria das associações de municípios de Santa Catarina e apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc).

Serviço:

O quê: XVIII Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal.

Quando: de 4 a 31 de julho.

Público-alvo: prefeitos, vereadores, secretários municipais, contadores, controladores internos, técnicos municipais dos setores de recursos humanos/gestão de pessoas e de licitações e contratos.

Municípios-sede: Itajaí (4/7), Blumenau (5/7), Joinville (12/7), Jaraguá do Sul (13/7), São Miguel do Oeste (17/7), Chapecó (18/7), Videira (19/7), Rio do Sul (24/7), Lages (25/7), Criciúma (26/7) e Palhoça (31/7).

Inscrições e programação: Portal do TCE/SC (www.tce.sc.gov.br).

Mais informações: e-mail apoioicon@tce.sc.gov.br/ (48) 3221-3794 e (48) 3221-3890, do Icon.

Saiba mais 1: Associações de municípios envolvidas na região Oeste.

ETAPA

ASSOCIAÇÕES

São Miguel do Oeste

Associação dos Municípios do Extremo Oeste de SC

Associação dos Municípios de Entre Rios

Chapecó

Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina

Associação dos Municípios do Alto Irani

Associação dos Municípios do Noroeste Catarinense

Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense

Videira

Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe

Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense

 

Saiba mais 2: Balanço das etapas já realizadas

ETAPA

Nº PARTICIPANTES

Itajaí

260

Blumenau

314

Joinville

304

Jaraguá do Sul

232

São Miguel do Oeste

241

Chapecó

464

Videira

263


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança