Você sabe quanto sua empresa precisa faturar para pagar as despesas mensais?

29 Ago, 2017 11:29:07 - Artigo

Muitas vezes é complicado equilibrar as receitas e as despesas de um negócio, principalmente em tempos de economia incerta e fortes crises. Então saber o Ponto de Equilíbrio da empresa é de fato muito importante, de maneira muito sintética podemos explicar então que:

O Ponto de Equilíbrio é o ponto de igualdade financeira entre as despesas e as receitas totais em um mesmo período. Por meio dele, você saberá qual deve ser seu faturamento mínimo mensal para cobrir seus gastos fixos e variáveis. Esse número é que determinará qual será a quantidade de vendas a ser alcançada para obter lucro.

Existem algumas variações do cálculo para deixar o indicador mais coerente com o objetivo da empresa, os três principais são:

Método Contábil:  Esse é o método mais difundido e conhecido de cálculo, nele o cálculo leva em consideração que as receitas menos despesas devem ser zero.

Método Financeiro: No Ponto de Equilíbrio Financeiro ou de Caixa, de todas as receitas e despesas contabilizadas, são retiradas do cálculo todas aquelas que não representam um desembolso ou entrada no caixa, assim a o indicador fica compatível com o caixa da empresa. As principais despesas e receitas que são contabilizadas e que não representam uma saída ou uma entrada de caixa são: a depreciação, a amortização e a variação cambial.

Método Econômico: No Ponto de Equilíbrio Econômico, é considerado o custo de oportunidade do dinheiro aplicado, assim se tem uma visão do lucro mínimo aceitável pelo empreendedor tendo em vista que ele aplicou os seus recursos no negócio. O comparativo da oportunidade pode ser feito por exemplo com aplicações em CDC, LCI, poupança etc.

Uma empresa deve ser lucrativa o suficiente para remunerar adequadamente o capital investido. Ao fazê-lo, a organização garante sua continuidade, eleva suas expectativas de crescimento, gera empregos e trabalhos sociais. 

Eduardo Sehnem Ferro
Controller do escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados.
Contador inscrito no CRC SC-028265/O-7, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança