• Você pode apoiar o desenvolvimento da cultura no Sul do Estado

    Coletivas de Artistas do Sul pode receber recursos do Imposto de Renda

Você pode apoiar o desenvolvimento da cultura no Sul do Estado

07 Nov, 2016 15:17:42 - Educação

Criciúma (SC)

Uma das formas de contribuir para o desenvolvimento da região é destinar uma parcela do Imposto de Renda a projetos sociais. Pode-se garantir até 6% de desconto no imposto, que serão remetidos às ações que beneficiem a comunidade. Dentro dessa proposta a Unesc pode receber doações por meio de projetos como a 3ª Coletiva de Artistas do Sul até o dia 31 de dezembro de 2016.

Por meio do incentivo à cultura, pela Lei Rouanet, podem ser destinadas doações ao projeto, aprovado pela Universidade junto a Comissão Nacional de Incentivo a Cultura do Ministério da Cultura.

A exposição está prevista para ocorrer de 3 de agosto a 30 de setembro de 2017 no Espaço Cultural Unesc “Toque de Arte”. Segundo a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, a 3ª Coletiva de Artistas do Sul vai apresentar 20 obras em uma extensão de 94,77 metros quadrados. “Será uma exposição conjunta de artistas do Sul de Santa Catarina com o tema ‘Arte e Cultura Regional’, que visa oportunizar a ampliação do acesso à cultura para a comunidade”, comenta.

A 1ª Coletiva de Artistas do Sul ocorreu em 2011 e foi transformado em um catálogo, já a segunda edição da mostra ocorreu em 2014 (com recurso do Edital Cultura Criciúma para a exposição) e em seguida foi transformada em catálogo e, mais recentemente, em e-book.

Segundo a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, os projetos culturais da Unesc, desenvolvidos via Lei Rouanet e com o apoio das muitas empresas de Criciúma e região (que depositam parte de seu Imposto de Renda nos projetos da Universidade desde 2010), causam impactos positivos no desenvolvimento cultural da região, como a ampliação do acesso à cultura; o fortalecimento dos grupos culturais e valorização da identidade local; melhorias na acessibilidade e inclusão social; pagamento (cachê cultural) para os grupos/artistas; incentivo à formação de público/plateia; campanhas e distribuição de alimentos para instituições do município; incentivo à preservação do patrimônio cultural, artístico e histórico e aproximação e envolvimento da comunidade com a Universidade.

“Apoiar projetos culturais em Criciúma é pensar no potencial agregador da cultura para melhorar a qualidade de vida das pessoas e garantir o direito constitucional de acesso à cultura. Quem investe em cultura é sempre bem visto”, afirma Amalhene.

Como contribuir com o evento cultural

A opção de desconto de até 6% pode ser adotada pelos contribuintes, pessoa física, que fazem a declaração usando as deduções legais, ou seja, o modelo completo. Já para pessoa jurídica, o desconto é limitado a 4% do imposto de renda. 

Você pode contribuir efetuando o depósito até 31 de dezembro de 2016 no Banco do Brasil – agência 34223 – conta corrente 5587-5. Após fazer o depósito é necessário levar o comprovante até o Departamento Financeiro da Unesc, para que seja emitido o recibo que validará o abatimento no Imposto de Renda.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança