• Violência Obstétrica é tema de aula do curso de Direito na Unesc

    Encontro ocorre no Dia Internacional da Mulher 

Violência Obstétrica é tema de aula do curso de Direito na Unesc

03 Mar, 2017 16:00:59 - Educação

Criciúma (SC)

Uma a cada quatro mulheres relata ter sofrido algum tipo de violência no parto. A conclusão é da pesquisa Nascer no Brasil, coordenada pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Dentro dessa concepção, com o intuito de debater sobre o assunto, a Unesc traz para a Aula Inaugural do curso de Direito o tema: “Violência Obstétrica”. O encontro, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, ocorre no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, no Auditório Ruy Hülse.


O encontro conta com mesas redondas e palestras que serão desenvolvidas por profissionais de áreas e setores relacionados com o tema. O objetivo principal é promover o debate com o público, para que todos entendam e conheçam a importância do assunto.


Conceitos de Violência Obstétrica


Lei Federal


Caracteriza-se a violência obstétrica como a apropriação do corpo e dos processos reprodutivos das mulheres pelos profissionais de saúde, através do tratamento desumanizado, abuso de medicalização e patologização dos processos naturais, que cause a perda da autonomia e capacidade das mulheres de decidir livremente sobre seus corpos e sua sexualidade, impactando negativamente na qualidade de vida das mulheres.

Lei Estadual

Considera-se violência obstétrica todo ato praticado pelo médico, pela equipe do hospital, por um familiar ou acompanhante que ofenda, de forma verbal ou física, as mulheres gestantes, em trabalho de parto ou, ainda, no período pós-parto.

 

Confira a programação 

http://www.unesc.net/portal/capa/index/669


TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança