• Vindima Goethe 2019: Sul de SC se prepara para a colheita

Vindima Goethe 2019: Sul de SC se prepara para a colheita

20 Dez, 2018 09:33:43 - Variedades

Urussanga (SC)

Cachos em processo final de maturação sinalizam para a aproximação do período da colheita das uvas no Sul de Santa Catarina. A atenção especial é voltada para uma rara variedade reconhecida pelo movimento internacional Slow Food. Na região Vales da Uva Goethe, território detentor da única Indicação de Procedência do setor vinícola do Estado, a época será enaltecida com a 11ª Vindima Goethe. A tradicional celebração ocorrerá de 18 a 20 de janeiro, no município de Urussanga. Anualmente a região recebe visitantes atraídos pelos encantos do enoturismo e de vivências singulares, bem como consumidores a procura de produtos diferenciados e únicos, como os vinhos brancos, frisantes e espumantes Goethe.

A programação da celebração contempla diversas atividades tradicionais como a colheita nos parreirais e piquenique, esmagamento das uvas com os pés, visitação e degustação nas vinícolas, além de uma imersão na praça central com venda de artesanatos e produtos coloniais, exposições e manifestações artísticas, celebração religiosa, homenagens e confraternização com o famoso tombo da polenta gigante, que ocorrerá na noite do dia 18 de janeiro com distribuição gratuita. Na praça central de Urussanga, na noite do dia 19 de janeiro, o município de Pedras Grandes irá apresentar atrações culturais.

Outras novidades foram programadas para esta edição. Na rua ao lado da Igreja Matriz, uma mostra contará a história e essência de uma vinícola centenária. A retomada de vôos de balão sob os parreirais será um serviço oferecido sob reserva antecipada pela agência de viagens DS Travel. Já na praça central ocorrerá o lançamento de produtos cosméticos derivados da uva e do vinho, conversas em dialeto no coreto e oficinas de cerâmica e desenho com artistas plásticos.

No espaço denominado “La Fontana”, próximo ao chafariz, bate-papo com especialistas sobre diferentes assuntos. Nos restaurantes, pratos elaborados especialmente para este período, além de degustações orientadas e harmonizadas de vinhos Goethe por uma sommelierè de São Paulo. Nas vinícolas, a continuidade do “Circuito das Artes” com exposições, oficinas e biodanza. Para mais informações, ace
sse o site Sympla, digite Vindima Goethe e garanta as reservas ou ligue para a Central de Informações Turísticas no (48) 3465 6238.

A 11ª Vindima Goethe 2019 é uma realização da 
Prefeitura de Urussanga por meio do Departamento de Cultura e Turismo em parceria com a Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe), Prefeitura de Pedras Grandes, agência de turismo DS Travel, Epagri, Câmara de Vereadores de Urussanga e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Urussanga.

UVA GOETHE

A história é rica e centenária. Foi na região sul de Santa Catarina, entre o mar e a serra, que a variedade de uva Goethe encontrou seu terroir há 120 anos, forte ligação com a imigração italiana. Solo, clima, altitude e relevo fazem este território ser conhecido como Vales da Uva Goethe, a primeira e única Indicação de Procedência do setor vinícola do Estado. Aspectos peculiares chamam a atenção se comparados a outras regiões vitivinícolas do mundo.

Os solos são predominantemente arenosos, com subsolo rico em minerais e também argila. O clima é subtropical úmido com estações bem definidas. Uma perfeita combinação de fatores naturais que, segundo a sommelierè de São Paulo, Sonia Denicol, mais conhecida como Madame do Vinho, resulta em vinhos Goethe, frisantes e espumantes leves, muito frescos e aromáticos, aparecendo naturalmente notas de frutas brasileiras bem peculiares como, por exemplo, cupuaçu e guaraná. Além dos aromas brasileiros, é possível sentir toques salino e mineral que, combinados ao frutado e cítrico da uva Goethe, dão uma tipicidade toda brasileira aos vinhos. Os produtos apresentam jovialidade, novos conceitos e agradáveis surpresas.

O território Vales da Uva Goethe compreende os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara. A Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) reúne a cadeia produtiva com o objetivo de elevar a imagem deste produto distinto e raro a fim de preservar, por meio do cultivo desta tradição feito por pequenos produtores, a identidade e cultura de descendentes de italianos no sul de Santa Catarina através da vinificação e harmonização com a gastronomia típica local.

PROGRAMAÇÃO 11ª VINDIMA GOETHE 2019 – URUSSANGA/SC

Dia 18   
Igreja Matriz
18h30min – Missa “abençoando as mãos que colhem” em referência ao Padroeiro dos Vitivinicultores, São Vicente
Praça Anita Garibaldi
19h15min - Abertura oficial da Vindima Goethe 2019
19h30min - Homenagens e entrega do troféu "Amigo do Vinho Goethe"
20 horas - Tradicional pisa das uvas feita por rainhas e princesas de festas dos municípios da IP Vales da Uva Goethe
20h30min - Tombo da polenta gigante feita pelo grupo "Amici della Polenta", de Urussanga
21 horas - Show com a Orquestra Municipal de Urussanga

Dia 19   

Praça Anita Garibaldi  - 8 às 16 horas

- Feira de Produtos Coloniais
- Lançamento de cosméticos a base de uva e vinho (Farmácia de manipulação Perfoliata)
- Venda de peças artísticas
- Oficina de cerâmica com a artista plástica e ceramista Simone Milak
- Oficina de desenho com o artista plástico Breno Stern

Espaço "La Fontana" (próximo ao chafariz) - Bate-papo com especialistas

10 horas - Pele é beneficiada por componentes presentes na uva e no vinho (médico dermatologista Dr. Adroaldo Apolinário)
16 horas - Como agem os cosméticos a base de uva e vinho (farmacêutica magistral Gabriela Sartor Concer Benetton)

Praça Anita Garibaldi  - 19 às 23 horas
Atrações culturais e gastronomia em parceria com a Prefeitura de Pedras Grandes

Dia 20   

Praça Anita Garibaldi  - 10 às 18 horas
Voo de balão com a agência DS Travel (consultar horários)

15 horas - Cantos e interação com entidades culturais de Urussanga

Espaço "La Fontana" (próximo ao chafariz) - Bate-papo com especialistas

10 horas - Dialeto: identidade cultural local através da língua (Karla Ribeiro da ISUL Idiomas e Movimento Ostrega)
16 horas -  Goethe: vinho com história e tipicidade brasileira (sommelierè Sonia Denicol - Madame do Vinho)

ATIVIDADES PARALELAS:

16/01 (quarta-feira) – 19h30min – Oficina “Passarinhada: construção de apitos em argila” com a artista plástica e ceramista Simone Milak, na vinícola De Noni com degustação de vinhos e produtos da colônia
17/01 (quinta-feira) - 19h30min – Biodanza na Vínicola Trevisol com o facilitador didata Constantino Rodrigues de Freitas e exposição do fotógrafo Augusto Trevisol com degustação de vinhos e produtos da colônia
19/01 (sábado) – 17h30min – Sunset na Vinícola Casa Del Nonno e retratos com o artista plástico Breno Stern
20/01 (domingo) – 10 horas – Oficina de mosaico artístico na Vigna Mazon com as mosaicistas Manas Bonetti e lançamento da 2ª edição do curso “Imersão musiva nos Vales da Uva Goethe”

DURANTE TODO O EVENTO:

- Mostra “História centenária da vinícola Cadorin” (rua ao lado da Igreja Matriz – Associação Trevisani de Urussanga);
- Visitação nas vinícolas e degustação de vinhos;
- Colheita nos parreirais;
- Pratos especiais nos restaurantes;
- Piquenique;
- Venda de artesanatos e produtos coloniais;
- Exposições e manifestações artísticas;
- “Circuito das Artes” nas vinícolas.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE