• Criança está hospitalizada em instituição de Criciúma

Vigilância Epidemiológica de Içara esclarece suspeita de meningite

24 Ago, 2018 09:53:34 - Saúde

Içara (SC)

Após a notificação de que uma criança moradora de Içara, encontra-se com a suspeita de meningite bacteriana, a Vigilância Epidemiológica do município, imediatamente prestou o auxílio necessário e fez o devidos encaminhamentos. O caso, foi comunicado ao órgão na quarta-feira, dia 22.

A criança de quatro anos está com quadro estável e sem febre. De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Laura Gomes Maté, ainda trata-se de uma suspeita da doença. “Ainda não há a confirmação. Os exames foram feitos e o resultado deve sair entre a noite desta quinta-feira ou na sexta-feira”, explicou.

A instituição de ensino que a criança frequenta já foi orientada em relação às medidas de prevenção e controle, como manter o ambiente bem arejado, lavagem frequente das mãos e utensílios de uso comum. 

A doença

A meningite é a inflamação das meninges, membranas que protegem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes, como fungos, vírus e bactérias, assim como por outros agentes não infecciosos. As meningites causadas por bactérias podem ser muito graves e, se não forem tratadas a tempo, podem deixar sequelas e até levar à morte.

A rede pública de saúde fornece vacinação gratuita para crianças contra os principais tipos de meningite bacteriana que circulam no país. Para os adolescentes de 11 a 14 anos também há a disponibilidade de vacina contra a meningite C.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE