• Videomonitoramento: Tecnologia a serviço da segurança

Videomonitoramento: Tecnologia a serviço da segurança

12 Jul, 2016 10:12:35 - Geral

Araranguá (SC)

A criminalidade preocupa cada vez mais os catarinenses. Furtos, assaltos, homicídios e conduta arriscada no trânsito são ocorrências que tiram o sossego da comunidade ao mesmo tempo em que provocam o sentimento de impotência frente aos casos de violência que são noticiados a todo o momento na mídia.

E indo ao encontro do propósito de aumentar a sensação de segurança entre a população e se tornando uma ferramenta de grande valia para a polícia, o Projeto Bem-te-Vi, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, vem colhendo bons frutos no estado e tem ajudado no trabalho dos órgãos de segurança. Por meio da iniciativa, as prefeituras ficam com a parte da manutenção dos equipamentos e a SSP é responsável por dispor da transmissão das imagens.

Em Cocal do Sul, por exemplo, as câmeras foram ativadas neste ano, e de acordo com o 1º sargento e comandante da Polícia Militar, Alexandre da Fontoura, a polícia local já percebeu a diferença. Pelo projeto, 10 câmeras foram instaladas nas entradas e saídas do município e locais de grande circulação de pessoas. Esses equipamentos possibilitam uma visão de 360 graus e aplicação de zoom.

Em Cocal, a SC-108, agora municipalizada, também registra ocorrências, mas conta com cinco equipamentos de videomonitoramento. "Acidentes de trânsito acontecem bastante aqui porque passa uma rodovia", explica, lembrando também que, após a instalação das câmeras, o número de ocorrências na via tem diminuído. Em janeiro, foram contabilizados sete acidentes; em fevereiro e março, cinco cada, e em abril e maio, uma ocorrência foi registrada em cada mês.

Além do projeto, a cidade conta com outra iniciativa, o projeto "Segurança para Todos", por meio do qual foram instaladas mais 32 câmeras. Ação foi iniciada em 2010 em virtude do aumento do número de crimes no município, até por estar localizado próximo a uma cidade maior (Criciúma). No município, uma parceria entre o Conselho de Segurança da cidade, Câmara de vereadores, cooperativa de energia, prefeitura, CDL e outras instituições viabilizou a iniciativa com a doação de câmeras, torre e outros itens. O investimento aplicado foi R$ 70 mil em virtude das parcerias.

Na terça-feira, dia 21 de junho, o funcionamento desse projeto foi apresentado durante a reunião do Fórum de Segurança em Arararanguá, no auditório da CDL. Um dos participantes da apresentação foi o policial civil Evandro Carlos Rodrigues, que relatou que a preocupação foi abranger toda a cidade com o videomonitoramento e não apenas a região central, estendendo para demais bairros e interior do município. "Essas câmeras vão gerar na população aquela sensação de segurança", explica. O desejo é ampliar o número de locais monitorados, podendo chegar em cinco anos a 200 pontos.

O sistema exibe imagens em alta definição e os moradores da rua contemplada têm acesso aos vídeos da via onde moram. Esse projeto facilita a resolução de ocorrências e ajuda no andamento de investigações pois há dificuldade também nesse processo pois muitas pessoas têm receio em colaborar com o trabalho da polícia por medo de se exporem e, nesse sentido, o videomonitoramento também ajuda.

Autoridades mobilizadas em Araranguá

Em Araranguá, o grupo do Fórum de Segurança é composto por representantes da Polícia Militar, OAB, Aciva, CDL e outras entidades com grande representatividade no município e reúne-se para debater temas importantes para a comunidade. A necessidade de existir o serviço de videomonitoramento na cidade é um dos assuntos que vem sendo discutido. Os encontros ocorrem quinzenalmente.

Recentemente representes do Fórum visitaram as centrais em Cocal e Criciúma para verificarem como está o funcionamento do projeto "Bem-Te-Vi" nas cidades. O presidente da OAB em Araranguá e presidente do Fórum, Laércio Machado Junior, ressalta a mobilização das lideranças em transformar em realidade o videmonitoramento. "Nós queremos, estamos lutando muito por isso", destaca.

Entre as ocorrências mais preocupantes, o advogado cita o furto e o assalto. "O furto porque dá muito prejuízo e o assalto porque gera um risco muito mais intenso", explica.

Além das discussões oportunas, o grupo está trabalhando em uma cartilha com dicas de segurança e a ideia também é criar uma Fanpage.

Comércio em alerta

Segundo o presidente da CDL, Clésio Mota, o funcionamento de 30 câmeras foi mencionado nos encontros mas se, colocado em prática, a previsão é que, inicialmente, dez equipamentos sejam instalados na cidade, dando o “ponta pé” inicial ao desenvolvimento de um grande projeto de segurança no município. De acordo com o representante, as ocorrências nas lojas, por exemplo, têm aumentado e o Fórum avalia possibilidades existentes na região sul.

“O Bem-te-vi criou uma expectativa positiva e estamos trabalhando também o projeto Vizinho Solidário”, conta Mota. No município, os bairros Vila São José e Coloninha contam com essa iniciativa comunitária, respectivamente, nas Ruas Brasiliano Vieira Maciel e Maestro Serafim Silva. A ação ocorre por meio de uma parceria entre a Polícia Militar e a comunidade.

Outro participante do Fórum, o major Maike Adriano Valgas, responsável pelo planejamento do 19o Batalhão da Polícia Militar de Araranguá, destaca que o comércio é um dos alvos de criminosos na cidade. Dentre as regiões com ocorrências constantes, destaca-se Centro e principais acessos do município. E entre os registros frequentes estão o furto e os acidentes de trânsito, que em geral resultam em danos materiais, mas que poderiam ser evitados se o motorista estivesse mais atento ao volante.

"São ocasionados pela desatenção do condutor, às vezes pelo excesso de velocidade", explica o policial. De acordo com o major, o cruzamento entre a rua Caetano Lummertz e Iracy Luchina é um dos locais em que são registrados muito acidentes, além das rotatórias, a exemplo do que ocorre na Avenida XV de Novembro, onde há motoristas que "correm" na via e facilitam para a ocorrência de acidentes. No total, a média é de 350 ocorrências por ano no município. Entre os horários de maior incidência, estão meio-dia e 18 horas.

Para frear um pouco esses registros em geral, a instalação das câmeras seria um bom instrumento que ajudaria a polícia no monitoramento do município e resolução de casos. "É uma ferramenta que auxilia tanto no trabalho preventivo quanto na identificação dos autores de crimes praticados", salienta Valgas.

Para o prefeito Sandro Maciel a instalação de câmeras tem se mostrado eficiente em outras cidades que receberam centrais de monitoramento, observação registrada nas visitas realizadas pelo Fórum de Segurança. Para Maciel, esse recurso tem diminuído o índice de criminalidade, ajudando a localizar e prender o infrator.

Em Araranguá, o chefe do executivo ressalta que seria interessante a colocação desses equipamentos nos principais pontos da cidade e em locais estratégicos. Além disso, salienta que outras medidas também seriam importantes para reforçar a segurança, como a ampliação dos efetivos da polícia militar e civil.

"Bem-te-vi" em Araranguá

Na quinta-feira, 30, foi realizada uma nova reunião do Fórum, que contou com a participação do gerente de tecnologia e infraestrutura da Contato, Alexandre Fenzke. Diante da preocupação da sociedade araranguaense com o assunto, o representante esteve presente também para dar sua contribuição no encontro sobre os trabalhos desenvolvidos para atender demandas referentes à segurança pública no sul do estado.

A Contato Internet foi vencedora da licitação para instalação das redes de comunicação por fibra optica em diversas cidades do estado, para desenvolvimento do projeto "Bem-te-vi". Em Criciúma, a empresa está finalizando a execução desse projeto e a expectativa é que a cidade tenha 145 pontos de videomonitoramento dentro de alguns meses.

O principal desafio agora é Araranguá avaliar qual o melhor caminho a seguir para que a cidade fique mais segura a partir do trabalho em conjunto da polícia e comunidade, contando com a grande ajuda da tecnologia.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal