• Vice-governadora destaca necessidade de aproximar estado, união e municípios,

Vice-governadora destaca necessidade de aproximar estado, união e municípios,

06 Mar, 2020 16:53:02 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Cerca de 160 representantes de 62 municípios catarinenses estiveram reunidos nesta quinta-feira, 5, no Seminário de Apresentação do Programa Município + Cidadão, realizado em Florianópolis. Idealizado a partir de uma solicitação da vice-governadora, Daniela Reinehr, ao Ministério da Cidadania, o encontro apresentou o Programa a prefeitos e representantes municipais para sanar dúvidas e estimular a adesão, propondo, inclusive, soluções para que alcancem as metas propostas.

Ao abrir o evento no Teatro Pedro Ivo Campos, a vice-governadora ressaltou que a ideia do seminário foi aproximar as administrações municipais dos programas desenvolvidos pelo Governo Federal, fomentando a implementação de ações que contribuam com o desenvolvimento social do estado.

“O Governo de Santa Catarina tem uma atenção muito grande com os municípios porque é lá que as coisas acontecem, é lá que o cidadão apresenta suas necessidades. E o Programa Município + Cidadão apresenta alternativas para todos os municípios envolvendo a cultura, o esporte, a prevenção ao uso de drogas e o desenvolvimento social, fomentando iniciativas que respeitam os potenciais, as características e as vocações de nossos municípios em diferentes áreas”, afirmou.

Presente no evento, a secretária de Estado do Desenvolvimento Social, Maria Elisa De Caro, ressaltou que iniciativas que estreitam a relação da União com o Estado e os municípios sempre são muito bem-vindas, especialmente na área social. “Estar próximo aos cidadãos que mais necessitam de atenção é uma obrigação do poder público”, explicou.

A secretária Executiva do Ministério da Cidadania, Ana Pellini, veio acompanhada de uma equipe, que no período da tarde atendeu os representantes municipais, esclarecendo questões pontuais sobre os requisitos para a adesão ao Programa.

Segundo ela, eventos como estes são importantes porque conseguem mostrar aos municípios os programas que o Ministério tem a oferecer. “Brasília está muito longe, e esta é uma grande oportunidade de aproximação, fortalecendo os vínculos da União com o Estado e os municípios. E a integração é que faz a diferença”, afirmou a secretária.

Ana Pellini elogiou a receptividade dos catarinenses ao Programa. “Este ano teremos eleições, e por conta disso, os prazos são muito curtos porque as entregas das premiações precisam ser feitas até julho. Acredito que se tivéssemos mais tempo, 100% dos municípios de Santa Catarina teriam aderido, porque aqui há um grande empreendedorismo por parte dos prefeitos. Eles aderem às políticas públicas, e esta é uma das razões para que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado seja alto”, concluiu.

Fortalecimento da Cidadania

O Programa Município + Cidadão é uma iniciativa do Ministério da Cidadania que engloba nove outros projetos e visa incentivar e fortalecer a implementação integrada de políticas nas áreas de cultura, esportes e desenvolvimento social para o fortalecimento da cidadania nos municípios.

As inscrições para adesão ao Programa vão até o dia 15 de março, e podem ser feitas por meio do endereço http://mds.gov.br/municipiomaiscidadao.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE