Vestibular de Verão da Udesc divulga locais das provas

18 Nov, 2016 13:39:50 - Educação

Florianópolis (SC)

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou os locais de prova do Vestibular de Verão 2017, que ocorrerá em 27 de novembro, das 9h às 12h30 e das 15h às 19h30. Os 12.305 candidatos, que se inscreveram para as 1.281 vagas de 49 cursos de graduação gratuitos e presenciais, devem conferir, no site oficial, as salas onde farão as provas objetivas e de redação. O vestibular será realizado nas seguintes cidades catarinenses:

- Balneário Camboriú - Escola Presidente João Goulart e Escola Maria da Glória Pereira

- Chapecó - Escola Druziana Sartori

- Grande Florianópolis - Campus da Udesc em Florianópolis (Ceart, Cefid, Esag e Faed) e campus da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) em Palhoça (Pedra Branca, blocos B, D, F, H, K e L)

- Ibirama - Campus da Udesc (Ceavi) e campus do Instituto Federal Catarinense (IFC)

- Joinville - Campus da Udesc (CCT) e campus da Universidade da Região de Joinville (Univille)

- Lages - Campus da Udesc (CAV)

- Laguna - Campus da Udesc (Ceres)

- São Bento do Sul - Escola Estadual Urbana São Bento

Alteração na Grande Florianópolis

As provas do Vestibular de Verão da Udesc na Grande Florianópolis seriam originalmente realizadas no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no Bairro Trindade, na Capital, assim como já ocorreram em edições anteriores. A Coordenadoria do Vestibular da Udesc, porém, precisou alterar o local de prova na região devido ao movimento estudantil que ocupa unidades de ensino da UFSC e remanejou os candidatos para garantir a execução do exame.

Metade dos vestibulandos desta edição (6,3 mil) escolheu Florianópolis para fazer as provas. Desse total, a Udesc conseguiu transferir cerca de um terço (1,9 mil) para as salas de quatro centros de ensino da instituição estadual na Capital, enquanto os demais candidatos foram remanejados para o campus da Unisul em Palhoça.

Conforme o item 9.3.1 do edital da seleção, a coordenadoria "reserva-se o direito de, na hipótese de força maior, conveniência administrativa ou falta de locais adequados, realizar as provas objetivas e a prova de redação em outras cidades próximas".

O setor recomenda aos candidatos que confiram os horários de transporte coletivo para os locais de prova e, se possível, façam o trajeto dias antes para conhecê-lo melhor.

Cursos mais procurados

Oferecida em Florianópolis, Fisioterapia está em primeiro lugar entre os cursos na relação geral do Vestibular de Verão da Udesc (confira a lista), com 48,17 candidatos por vaga. As duas posições seguintes são da Medicina Veterinária, em Lages, com 36,06, e do Design Gráfico, em Florianópolis, com 30,20. A lista dos cinco cursos mais procurados é completada pelo Bacharelado em Educação Física, em Florianópolis, com 24,95, e pela Engenharia Mecânica, em Joinville, com 20,70.

O número de vagas do vestibular representa 75% do total do próximo semestre, pois as demais serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os únicos cursos que oferecem 100% das vagas pelo vestibular são Teatro e os de Música (Licenciatura e Bacharelado), pois exigem também uma prova de habilidade específica.

A Udesc manterá o sistema de cotas por meio do Programa de Ações Afirmativas. Das vagas de cada curso, 30% estão reservadas, sendo 20% para candidatos que tenham feito todo o ensino médio na rede pública e 10% para candidatos negros.

Além da relação geral, é possível conferir os índices de vaga para não optantes de cotas, para candidatos negros e para alunos que fizeram ensino médio em escola pública.

Conteúdo das provas

A Coordenadoria do Vestibular recomenda a todos os candidatos a leitura do edital, do programa das disciplinas, das obras literárias e do calendário do vestibulando.

Na manhã de 27 de novembro, os candidatos terão de responder 50 questões, sendo 14 de Biologia, 14 de Matemática, 14 de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e oito de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).

À tarde, haverá redação sobre atualidades, conhecimentos gerais e obras literárias indicadas no programa, além de mais 50 questões: 14 de Física, 14 de Química, 11 de História e 11 de Geografia.


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE