Vereadores, Sindisaúde e autoridades debatem transição

14 Out, 2016 15:20:14 - Política

Araranguá (SC)

Os vereadores Ozair da Silva, Banha; Adair Jordão e Eduardo Merêncio, o Chico (PT) participaram na tarde dessa quinta-feira de uma uma rodada de debates sobre a futura gestão administrativa do Hospital Regional de Araranguá (HRA). Desta vez, o encontro ocorreu no gabinete do prefeito municipal, Sandro Roberto Maciel. Integrantes da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Criciúma e Região (Sindisaúde) também estiveram presentes ao ato.

Não a municipalização

A Câmara de Vereadores já esteve reunida com o Sindisaúde e trabalhadores do Hospital Regional. “Ouvimos atentamente os anseios. Depois do encontro, o Legislativo Municipal solicitou uma reunião com a Comissão Parlamentar de Saúde da Assembleia Legislativa para discutir e esclarecer detalhes da transição administrativa. Particularmente já disse que sou contrário a municipalização do HRA”, ponderou o presidente da Câmara, Rony da Silva. Ele lembrou que a própria Casa Legislativa municipal já promoveu uma audiência pública para discutir a situação.

O vereador Ozair da Silva, Banha também foi enfático: “O hospital atende pelo SUS a população de Araranguá e de mais 14 municípios. É um patrimônio nosso, então além de lutarmos pela sua preservação enquanto instituição, devemos garantir que os trabalhadores tenham respeitado seus direitos conquistados e os cidadãos recebam um atendimento qualificado”, disse.

Prefeito

Na reunião foi reiterado pelo Sindisaúde a preocupação com a transição da administração do Hospital Regional de Araranguá (HRA), que hoje é gerido pela Sociedade Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) para o Município. O prefeito Sandro Roberto Maciel esclareceu que não definiu a questão. “Tenho ciência de que a atual administração municipal encerra o mandato em 31 de dezembro, por isso estou ouvindo às partes envolvidas nesse processo. Vou expor a situação ao futuro prefeito, Mariano Mazzuco Neto. Reitero minha preocupação com os trabalhadores do HRA”, disse.

Sindisaúde e futuro prefeito

Também nessa quinta-feira só que no final da tarde, a diretoria do Sindisaúde esteve reunida com o prefeito eleito Mariano Mazzuco Neto. “Novamente houve a exposição da preocupação com a transição administrativa e as questões envolvendo rescisões contratuais, recontratação e garantia de estabilidade dos trabalhadores. Mariano disse que só vai avaliar a situação assim que tiver dados a sua disposição. A projeção é que isso ocorra partir de sua posse como prefeito, em janeiro.”, salientou o presidente do Sindisaúde, Cleber Cândido.

Secretário estadual

Os debates sobre a transição do HRA tem mais um capítulo agendado para essa sexta-feira, dia 14, quando a partir das 10h, no gabinete do prefeito estarão reunidos Sandro Roberto Maciel, Mariano Mazzuco Neto e o secretário estadual de Saúde, João Paulo Kleinubing.

A insegurança em relação ao futuro com a mudança de gestão motivou os cerca de 300 trabalhadores do Hospital Regional de Araranguá (HRA) a deflagrar greve por tempo indeterminado desde o dia 10 de outubro.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança