• Vereadores entregam Moção aos 500 anos da Reforma Protestante

Vereadores entregam Moção aos 500 anos da Reforma Protestante

01 Nov, 2017 09:37:05 - Política

Criciúma (SC)

Os vereadores entregaram na sessão de hoje (31/10) Moção de Aplauso aos 500 anos da Reforma Protestante, movimento de caráter religioso iniciado no século XVI por Martinho Lutero, que teve como objetivo a volta da Igreja para a Bíblia, renovando o Cristianismo. O autor foi o vereador pastor Jair Alexandre (PSC), e aprovada por unanimidade.     

Indignado com diversas práticas da instituição religiosa, principalmente a venda das indulgências, Lutero escreveu 95 teses contra os princípios católicos e as pendurou na porta da igreja onde era pregador. Segundo ele, a salvação só podia ser obtida única e exclusivamente pela fé em Deus e não por obras, ou muito menos, por meio do dinheiro. Entre outras características do protestantismo, podemos citar a crença na Bíblia como única fonte de fé e a permissão de seu livre exame, a condenação do culto a imagens, entre outras.            

A Reforma Protestante se espalhou por toda a Europa. Na Inglaterra, o desentendimento entre o Rei Henrique XVIII e o Papa resultou na criação da Igreja Anglicana. 

Como resposta ao movimento protestante, a Igreja Católica organizou a chamada Contrarreforma, movimento que consistia em uma tentativa de barrar o avanço do protestantismo na Europa e principalmente nas novas colônias da América.

No momento em que Martinho Lutero escreveu as 95 teses, ele não o fez com a pretensão de dividir ou de desencadear um grande movimento na história da Igreja. Ele o fez com preocupação, pois via como as almas dos seus paroquianos eram desnorteadas por um grande escândalo, descaradamente apregoado em nome da santa Igreja: a venda do perdão de Deus, como se fosse mercadoria, por meio de cartas de indulgência.

A Reforma Protestante aconteceu no ano de 1517, no século 16, no dia 31 de outubro, quando Lutero fixou na porta da Catedral de Wittemberg, na Alemanha, as suas 95 teses, que segundo a proposta inicial não era dividir a Igreja entre Católicos e Protestantes, mas apenas um retorno a um cristianismo bíblico.

O efeito destas teses foi tão inesperado, que não ficaram entre os letrados, foram traduzidas do latim para o alemão, e em poucas semanas se espalharam por toda a Alemanha e outras partes da Europa, chegando ao conhecimento do povo em geral. E o povo sentia que nestas frases se anunciava uma libertação do jugo de um sistema clerical que, em vez de servir, dominava as almas dos crentes.

A Reforma que eclodiu na Alemanha foi usada por Deus para deflagrar uma profunda reforma na Igreja. A verdade básica de “Salvação pela Fé” tornou-se o fundamento maior que une todas as denominações cristãs, evangélicas, pentecostais e carismáticas até o dia de hoje.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal