• Vereadores do Morro da Fumaça solicitam melhoras na saúde

Vereadores do Morro da Fumaça solicitam melhoras na saúde

30 Mar, 2017 11:33:55 - Política

Morro da Fumaça (SC)

Os vereadores de Morro da Fumaça, Edivaldo Marcolino, o Vado (PMDB), Raimundo Marques, o Mundi (PMDB), Miguel Zaccaron Darolt (PSD) e Dilanio Sartor (PSD), visitaram nesta semana as unidades de saúde central e do bairro Jussara.

A intenção é verificar o andamento dos trabalhos na saúde do município. “Estamos fazendo o verdadeiro papel de vereador que é fiscalizar. Escolhemos começar pela saúde porque é a área que mais recebemos reclamações”, destaca Darolt. 

A solução para alguns problemas identificados já foram solicitados à Administração Municipal através de indicações aprovadas na sessão do Legislativo desta semana. “Falta de médicos e de medicamentos são as principais queixas da população. Fui secretário de saúde e sei das dificuldades, mas o prefeito assume o ônus e o bônus”, completa. 

Entre as especialidades, os vereadores identificaram a falta de ginecologista, fisioterapeuta e médico do trabalho. “A população tem reclamado muito sobre a falta de médicos, um problema que realmente constatamos. Além disso, verificamos a falta de medicamentos. A responsável pelo setor que houve um problema com o fornecedor”, fala Marcolino. 

O vereador, inclusive, solicitou que um pediatra atenda na localidade de Mina Fluorita e que as cotas sejam aumentadas. “Os moradores da localidade enfrentam problemas porque precisam levar os filhos para serem atendidos no distrito de Estação Cocal. Não fica longe, porém muitos pais trabalham, o que torna a situação complicada. Além disso, o pediatra atende somente três crianças a cada 15 dias”, ressalta.


Ultrassom

Outro problema verificado pelos vereadores diz respeito ao aparelho de ultrassom adquirido no ano passado. Devido a uma configuração do sistema, o aparelho não imprime os resultados dos exames e, além disso, não tem um médico exclusivo para operá-lo. “Foi uma conquista difícil e cara. Há uma demanda grande de pacientes esperando pelo atendimento e um profissional exclusivo para isso iria diminuir a fila. Conheço uma pessoa que agendou em janeiro e fez o exame somente em março”, destaca Mundi.

O vereador Dilanio Sartor também comenta as demandas identificadas. “Os fumacenses comentam conosco as necessidades. Aproveitamos para conversar com pacientes e profissionais da saúde na busca de informações e levarmos estes pedidos ao Governo do Município”, fala. 

Já na Unidade de Saúde Alfredo Valsechi, do bairro Jussara, além da falta de médico, os vereadores se depararam com infiltrações no prédio.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal