• Vereadores discutem recursos para obras no Porto Seco

Vereadores discutem recursos para obras no Porto Seco

13 Dez, 2019 09:59:01 - Política

Criciúma (SC)

A Comissão formada por vereadores, representantes do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística do Sul de Santa Catarina (Setransc), Acic, e empresários da região encaminhou nesta quinta-feira (12) o pedido de verba para o presidente da Alesc, deputado Julio Garcia, para realização de obras no Porto Seco. O ato aconteceu em reunião na Assembleia Legislativa.

O montante de cerca de R$ 4 milhões é necessário para pavimentação das ruas da área e ajuste da rótula que dá acesso a entrada do Porto Seco – hoje com desnível que prejudica o retorno dos caminhões. “Nós entregamos um orçamento para o presidente da Assembleia e saímos bastante animados, com uma confirmação de 90% de que o recurso será viabilizado”, pontuou Lorisvaldo Piuco, presidente do Setransc.

“A reunião visa implementar de forma definitiva o Porto Seco, que além de transformar em um instrumento importante de desenvolvimento regional, vai trazer facilidades para o problema da mobilidade urbana na cidade”, comentou o presidente da Alesc, Julio Garcia.

Consta no orçamento total o valor de pouco mais de R$ 6 milhões. Parte do recurso já foi alcançado pela Comissão. “O presidente da Alesc, junto com os secretários da região Sul vão buscar um convênio do Governo do Estado junto ao Município de Criciúma, para que a Prefeitura encaminhe a obra com a liberação da verba restante”, pontuou o presidente da Comissão de Obras do Legislativo, vereador Salésio Lima (PSD).

Com empresas instaladas, até três mil empregos podem ser gerados

O presidente da Câmara, Miri Dagostin (PP), reiterou a importância dos investimentos no Porto Seco para Criciúma. “Saímos desta reunião muito contentes. Temos no Porto Seco a possibilidade de, pelo menos, três mil empregos, que significam muito para a cidade. Vamos aguardar junto à Comissão e aos deputados do Sul a liberação desse recurso”, acrescentou.

Estiveram na reunião os vereadores Ademir Honorato (MDB), Dailto Feuser (PSDB), Edson Luiz do Nascimento (PP), Salésio Lima (PSD), Tita Belolli (MDB),  Miri Dagostim (PP) e Arleu da Silveira (PSDB). O presidente da Acic, Moacir Dagostin, o presidente do Setransc, deputado José Milton Scheffer, e empresários da região também estiveram na Alesc.

 Demanda foi discutida com Município, Estado e comunidade

Ao longo do ano, a viabilização da estrutura necessária da área destinada ao Porto foi pauta do Legislativo. Em agosto, as necessidades foram elencadas em reunião com empresários e a comunidade do Bairro São João, local onde a área está localizada. Conforme o Setransc, cerca de 50 empresas já confirmaram a intenção de se instalar no local.

Em outubro, uma Audiência Pública foi realizada e a comunidade expôs suas necessidades. Dentre elas, a falta de iluminação na principal Rua do Porto, problema que já foi solucionado pelo Município. Também na Audiência Pública, a Comissão que vem buscando os recursos foi formada.

Ainda em outubro, juntamente com a secretária de obras do Município, Kátia Smieléviski, a Comissão apresentou o projeto ao secretário de Infraestrutura do Estado, Carlos Hasler.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança