• Vereadores aprovam projeto que permite a retomada do plantão do CB

Vereadores aprovam projeto que permite a retomada do plantão do CB

05 Jul, 2017 10:44:50 - Política

Morro da Fumaça (SC)

Os vereadores de Morro da Fumaça aprovaram na sessão ordinária realizada na noite desta terça-feira, 4, o Projeto de Lei Complementar do Executivo que cria a função temporária de Agente de Proteção da Defesa Civil. A aprovação do texto permite a volta do plantão do Corpo de Bombeiros do município, que atualmente funciona somente até às 20 horas.

O presidente do Legislativo, José Carlos Bortolin, o Calita (PMDB), destaca a importância da conquista e os anos de luta para que isso se tornasse realidade. “Por muitas vezes os vereadores, prefeito, e demais lideranças da cidade buscaram solucionar este problema junto ao Comando do Corpo de Bombeiros da região e do Estado, e agora finalmente chegamos a um desfecho favorável. Parabéns a todos os envolvidos, tanto ao Executivo que enviou este projeto, quanto aos vereadores que aprovaram. Todos os fumacenses saem ganhando com isso”, enfatiza.

O prefeito Agenor Coral, o Noi (PP), destacou a importância do ato. “O Calita me procurou logo após as eleições, mas naquele momento eu ainda não conhecia a realidade financeira do Município, então não tinha como dar a resposta. Isto não é função da Administração Municipal, mas defendo que devemos fazer o que está ao nosso alcance”, diz.

O prefeito ainda lembra que o presidente da Câmara de Vereadores ofereceu ajuda para a contratação dos Bombeiros. “Agradeço por isso, mas neste momento não é necessário e podemos utilizar este recursos em outras obras”, completa o prefeito.

O Comandante da 1ª Região de Bombeiro Militar, César Assunção Nunes salienta que logo que o recurso seja liberado e os Bombeiros selecionados, o plantão retornará. “Este é um esforço do Poder Executivo e do Legislativo de Morro da Fumaça. Perdi as contas de quantas ligações recebi cobrando este reforço que agora se torna realidade”, pontua.

Processo de seleção

O processo de seleção dos servidores que ocuparão a função se dará conforme a Lei Municipal nº 1.704/2015, através de provas escritas, prática e de títulos, bem como testes de aptidão. Para participar da seleção, os interessados devem possui Ensino Médio Completo, Certificado de Conclusão de Curso Avançado de Atendimento à Emergência, emitido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Aptidão física, Certidão negativa de antecedentes criminais e Carteira Nacional de Habilitação (categoria D ou E). Além destes, os vereadores da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, através de emenda, incluíram a obrigatoriedade do Exame toxicológico. “Parabéns ao prefeito por esta atitude. Parabéns também ao Calita, presidente desta Casa que é um guerreiro desta causa”, comenta o vereador Raimundo Marques, o Mundi (PMDB). 

Os dois aprovados terão com jornada de trabalho de 24 horas por 48 horas de descanso e terão vencimento de R$ 1,5 mil. “Já tivemos casos de incêndio em nossa cidade e não tínhamos o plantão para socorrer, então esta atitude vem para dar mais tranquilidade”, diz o vereador Edivaldo Marcolino, o Vado (PMDB).

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança