Vereadora apresenta projeto para colocação de placas informativas em paradas de ônibus

10 Out, 2018 14:00:56 - Política

Criciúma (SC)

Foi aprovado na Sessão desta terça-feira (09/10) o Projeto de Lei 082/2018 de autoria da vereadora Camila Nascimento (PSD) que dispõe sobre a colocação de placas informativas nas paradas de ônibus do município.

Segundo a matéria, o Executivo deverá afixar em todas as paradas, placas com informações sobre o itinerário das linhas que passam pelo respectivo ponto, quadro de horários e a frota programada para dias úteis, sábados domingos e feriados, telefones das empresas de transporte coletivo que se utilizam das paradas e também o telefone do terminal de ônibus mais próximo.

“Esse é um projeto extremamente simples, mas que recebemos que os usuários do transporte coletivo não tem acesso a essas informações. Portanto é um sistema simples, mas que facilita muito a vida dos deficientes visuais”, disse a vereadora.

Conforme o projeto, as informações deverão estar disponibilizadas também em braille.

Vereador faz questionamentos ao Deinfra

Na Sessão Ordinária desta terça-feira (09/10), o vereador Salésio Lima (PSD) apresentou requerimento ao Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) questionando a possibilidade da instalação de uma faixa elevada de pedestres na Rodovia Acesso Estadual Rio Maina, localizada no Bairro Vila Macarini.

Segundo o vereador, os veículos trafegam em alta velocidade na Rodovia. Acidentes com vítimas fatais já foram registrados no local. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Vereador questiona reposições de árvores cortadas 

O vereador Zairo Casagrande (PSD) apresentou requerimento ao Executivo do Município na Sessão desta terça-feira (09/10) solicitando informações sobre a reposição de árvores cortadas na cidade, com autorização da Famcri. O vereador questionou também o local de plantio das árvores.

Aprovado projeto que autoriza abertura de crédito ao Orçamento do Município

Os vereadores aprovaram na Sessão desta terça-feira (09/10), o Projeto de Lei 082/18 de autoria do Executivo que autoriza o Poder Executivo a efetuar a abertura de crédito especial ao Orçamento do Município de Criciúma do exercício de 2018. O Projeto autoria abertura no valor de R$ 260 mil para reforma e ampliação da Central de Material Esterilizável do Hospital Santa Catarina.

Projeto que autoriza Executivo a receber e ceder combustível ao 9º Batalhão da PM é aprovado

O Legislativo aprovou na Sessão desta terça-feira o Projeto de autoria do Executivo, PE Nº 096/18, que autoriza o Município a receber e ceder combustível, por empréstimo, ao 9º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina para auxilio na realização de atividades essenciais à segurança pública.

Conforme o Executo, o projeto visa garantir maior proteção e segurança à população, já que no decorrer deste ano, foram intensificadas as operações de policiamento no Município o que acarretou no maior consumo de combustível na frota do 9º Batalhão. Tal situação levou ao nível crítico de reserva de óleo diesel no aludido batalhão, vindo a comprometer a continuidade dos serviços de proteção aos munícipes, que é essencial à população. Assim, foi requerido pelo 9º Batalhão o empréstimo de combustível, até que seja feita a compra, pelo setor responsável, de tal produto.

Projeto de Evangelização nos Presídios é abordado na Tribuna Livre

Há mais de 30 anos, a Igreja Universal iniciou o projeto UNP (Universal nos Presídios) onde realiza trabalhos de evangelismo nas unidades prisionais em diversas partes do Brasil. O assunto foi pauta na Tribuna Livre durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (09/10).

O Pastor Rogério Silva, a participante do Projeto, Adriana Silva, o Bispo Edgar Brum e a massoterapeuta Andreia Motta apresentaram a ação na Casa em proposição do vereador Aldinei Potelecki (PRB). “Esse é um trabalho muito especial, pois leva uma palavra de conforto e de transformação para aquele que está encarcerado”, elogiou o parlamentar.

O Projeto é realizado nas unidades do Santa Augusta, na Penitenciária Sul, nas alas masculina e feminina, e também no Socioeducativo, alcançando os menores infratores. Segundo o Pastor Rogério Silva, eles têm por objetivo levar esperança, por meio da Palavra de Deus, aos encarcerados. “Acreditamos que cada um deles pode mudar. Nós ouvimos essas pessoas, porque quando a gente ouve alguém e dá essa assistência espiritual, elas se libertam e abrem o coração. Hoje, temos ex-detentos trabalhando conosco neste projeto, e também batizamos 156 internos”, comemorou.

Trabalho com as mulheres encarceradas

Adriana Silva é esposa do Pastor Rogério, e faz parte do Projeto na ala feminina da Penitenciaria Sul, onde é realizado um trabalho com mulheres que sofreram algum tipo de trauma, seja físico ou psicológico. “A situação delas já é difícil e o emocional está cada vez mais abalado. Através das visitas vimos que muitas vencerem seus traumas, suas magoas e aprenderem a perdoar e a se perdoar. O pensamento delas mudou e tudo isso reflete no comportamento dentro das celas, elas se unem e isso traz harmonia dentro da penitenciaria”.

A massoterapeuta Andreia Motta realizada atividades com as mães e os bebês, priorizando a saúde de ambos. “Certamente aquele não é um lugar apropriado para o crescimento da criança, mas ela precisa do contato materno, então, damos esse apoio. Quando a massagem é feita no bebê, podemos observar a diferença, pois a criança se acalma e assim a mãe fica feliz”, completou a profissional. 

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE