Vereador solicita doação de lâmpadas substituídas por LED

15 Out, 2019 08:57:50 - Política

Criciúma (SC)

Em requerimento apresentado na Sessão desta terça-feira (14/10), o vereador Ademir Honorato (MDB) sugere ao Legislativo, um novo destino às lâmpadas de vapor de mercúrio e lâmpadas de vapor de sódio que estão sendo substituídas no Município por lâmpadas de LED.

No documento o vereador verifica a possibilidade da doação destas lâmpadas, reatores e luminárias, para as associações de moradores, que poderiam utilizá-las nos pátios, centros comunitários e áreas de lazer como campos de futebol, vôlei, parques e pistas de caminhadas. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Modalidade de contrato é questionada

Em segundo requerimento apresentado, o vereador questiona em relação ao contrato para substituição das lâmpadas atuais por lâmpadas de LED, qual a justificativa para gerar o contrato do pregão presencial 125/2019, visto que, segundo o vereador, estava vigente o registro de preço aberto em abril corrente.

Vereador solicita ajustes na Avenida Universitária

A possibilidade de realizar nivelamento das grelhas das bocas de lobo em toda a extensão da Avenida Universitária, no Bairro Santa Luzia, foi verificada em requerimento apresentado pelo vereador Paulo Ferrarezi (MDB).

Segundo o vereador, algumas delas ficaram até 20 centímetros abaixo do nível do asfalto, muitas delas na passagem da ciclovia. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Revitalização da Rua Lucas Peruchi pauta requerimento

Em requerimento apresentado ao Executivo nesta terça-feira (14/10), o vereador Salésio Lima (PSD) verifica a possibilidade da revitalização da Rua Lucas Peruchi, no limite entre o município de Forquilhinha e o Bairro Montevidéu, em Criciúma.

No documento o vereador verifica ainda se no trecho compreendido entre o limite do município de Criciúma com o município vizinho, até o cruzamento com a Avenida Universitária é possível dar continuação ao modelo já existente na parte da via que pertence a Forquilhinha, com acostamento e ciclovia. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Ampliação de Unidade de Saúde é solicitada

A possibilidade de ampliação da Unidade de Saúde do Centro Social Urbano, localizado no  Nossa Senhora Da Salete, foi verificada em requerimento apresentado pelo vereador Moacir Dajori (PSDB).

Conforme o vereador, a medida é necessária considerando que o CEI Urbano será remanejado para o novo CEI Espaço da Criança, localizado na Rua Pernambuco. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Escola em perídio integral pauta requerimento

Em requerimento apresentado na Sessão desta terça-feira (14/10), o presidente do Legislativo, vereador Miri Dagostim (PP), encaminhou reivindicação da comunidade do Bairro Renascer. No documento o vereador verifica a possibilidade de realizar estudo com o objetivo de que a Escola Municipal Professora Clotildes Maria Martins Lalau passe a funcionar em período integral.

Conforme o vereador há necessidade que as crianças permaneçam na escola em período integral, o que é vantajoso sob vários aspectos: melhora o rendimento do aluno, dá tranqüilidade aos pais e segurança às crianças, a diversidade de atividades aumenta o desenvolvimento físico e mental e a socialização. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Veto do Executivo é mantido

Em votação nesta terça-feira, os vereadores mantiveram o veto do Executivo ao projeto de lei PL nº 061/2019 de autoria do vereador Ademir Honorato (MDB) que torna obrigatório o aterramento de todo e qualquer poste metálico, que estejam em contato com a rede elétrica. Como justificativa do veto, o Executivo afirma que o PL cria despesas e atribuições ao Executivo, mais especificamente à Secretaria de Infraestrutura, afirmando que não compete ao Poder Legislativo criar atribuições a serem desempenhadas por órgãos do Poder Executivo.

Conforme o PL, os postes metálicos que já estiverem instalados na cidade, deverão passar por revisão para a comprovação se estão dentro das Normas Técnicas visando à segurança da população. Os que estiverem sem condições, deverão ser substituídos.

Felipe Formentin
 recebe Moção de Aplauso

Felipe Formentin recebeu na sessão desta segunda-feira (14/10) Moção de Aplauso por sua superação através do esporte. A homenagem é de autoria do vereador Moacir Dajori (PSDB), e aprovada por unanimidade.

Aos 16 anos de idade, muito jovem ainda, portanto, um tumor no fêmur colocou sua vida em risco. O tumor não espalhou, mas deixou seqüelas. Superou a doença através do esporte, dando a volta por cima - o tênis de mesa tendo um importante papel nesse projeto. Apoiado em uma muleta, segue no esporte, um dos nomes promissores.

Dá seus primeiros passos no esporte paralímpico com certo destaque. Já participou de varias edições da Copa Brasil, com muitas medalhas conquistadas.

Foi convocado para compor a delegação brasileira nos jogos panamericanos Sub-21 em Buenos Aires, conquistando duas medalhas, Prata no Aberto da França, Prata na Copa Tango na Argentina, sem contar os títulos em campeonatos estaduais e nas paralimpíadas escolares.

Entre tantas conquistas, eis as principais:

-Ouro e Prata no Parapanamericano de Jovens
-Prata na Etapa do mundial de Hyères - França
-Prata na Etapa do mundial de Buenos Aires – Argentina
-Bicampeão das Paralímpiadas Escolares
-23 medalhas Copa Brasil em 2013/2019
-Campeão Copa Brasil Sul Sudeste II
-1° Colocado no Ranking Nacional de Tênis de mesa 2014
-20 medalhas Circuito Estadual de Tênis de Mesa
- Atleta destaque Trofeu Guga Kuerten

Cópias de contratos são solicitadas ao Executivo

Em três requerimentos apresentados na Sessão desta terça-feira (14/10), o vereador Júlio Kaminski (PSDB) solicita ao Executivo, cópia do contrato 291/PMC/2019 entre a Prefeitura Municipal de Criciúma e a Prestadora de Serviço, bem como cópia de todas as notas fiscais; cópia do convênio entre Prefeitura Municipal de Criciúma e Caixa Econômica Federal, relativo ao contrato 0519537 DV74/Finisa bem como cópia do contrato; e cópia do contrato 075/FMS/2019 da chamada pública 039/FMS/2019. Os requerimentos foram aprovados por unanimidade.

Suplente de vereador sugere adesão ao programa Emergencista Voluntário

A possibilidade de adesão do Município ao programa Emergencista Voluntário, iniciativa da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede) que congrega especialistas médicos e residentes que se disponibilizam a contribuir no atendimento pré-hospitalar realizado pelo Samu e Corpo de Bombeiros foi pauta de requerimento apresentado pelo vereador Alisson Pires (PSDB).

No programa, os emergencistas voluntários devem contar com um kit de material disponível para obtenção das vias aéreas e acessos venosos para os primeiros cuidados necessários, entre outras intervenções de emergência. O médico realiza contato direto com o Samu 192 e comunica-se por códigos específicos para aceitação de chamadas em que atuarão como intermediadores entre a central de regulação e vítimas socorridas. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Correção em iluminação pública é solicitada

Em segundo requerimento apresentado, o suplente de vereador Allison Pires (PSDB) solicita ao Executivo a retificação na iluminação pública do Bairro Comerciário, com o redirecionamento da luz para a parte de baixo dos postes. Conforme o vereador, com a troca para lâmpadas de LED, realizada pelo Município, desajustou o direcionamento, deixando um lado da via escuro e outro claro. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança