• Vereador retira Projeto de Lei que tratava da extinção da APA

Vereador retira Projeto de Lei que tratava da extinção da APA

30 Out, 2018 14:56:55 - Política

Criciúma (SC)

O Vereador Diego Goulart (DEM) retirou de tramitação o Projeto de Lei PL 106/18 de sua autoria, que previa a extinção da Área de Proteção Ambiental do Morro Albino. A decisão foi tomada no início da sessão desta segunda-feira (29/10), durante Questão de Ordem.

De acordo com o parlamentar, o motivo da retirada do projeto é dar tempo para que seja melhor discutido, posteriormente. “A minha intenção em trazer a discussão a esta Casa, se dá, por haver uma ADIN existente, neste caso, que está na mesa do Ministro Luiz Fux e que a qualquer momento, a APA pode virar inconstitucional porque a existência da APA - como está na lei -impossibilita a extração de carvão, e o projeto em momento algum falou algo sobre o carvão. No entanto, quem legisla sobre o carvão é a União, então, precisa sim, haver a necessidade da discussão. É necessário Criciúma pensar no amanhã”, justifica Goulart.

A vereadora Geovana Benedet Zanette (PSDB) utilizou seu tempo na tribuna para trazer os estudos que estão sendo realizados pela Unesc, na área. “Agradecemos por ter retirado o projeto e o requerimento. A universidade está fazendo um plano de manejo de identificação, para mostrar os possíveis pontos que podem ou não ser explorados”, disse a vereadora, que salientou que há uma comissão no Legislativo que estuda este tema, juntamente com a comunidade.

O parlamentar Ademir Honorato (MDB) também enfatizou sobre o desenvolvimento e destacou que são 26,6 mil hectares e mencionou outros pontos com APA na cidade. “Temos água de qualidade, e nossa região é uma das maiores arrecadadoras de ICMS”, disse, lembrando ainda de ações importantes, com projetos e requerimentos aprovados na Casa. Ressaltou ainda o trabalho de plano de manejo sendo executado.

O vereador Paulo Ferrarezi (MDB) também lembrou ações do Legislativo, em prol da comunidade e da cidade, já que há outras áreas na região. “Hoje já é permitida algumas atividades de áreas de APA em nossa cidade”.

O vereador Miri Dagostim (PP) também salientou também da ampla discussão desse assunto com a comunidade.

O vereador Tita Beloli (MDB) mencionou que ninguém é contra o desenvolvimento econômico. “Precisamos fazer as ações com calma, fazer estudo com a Unesc primeiro, discussão ampla com a sociedade”.

Também na Sessão dede hoje, o vereador Julio Kaminski (PSDB) retirou o requerimento que solicitava a realização de uma Audiência Pública para discussão do Projeto de Lei. “A audiência seria para possibilitar o debate de algo tão importante, pois falamos de uma área de preservação, mas também de desenvolvimento. O debate e as discussões são fundamentais”, completou.

Vereador solicita reforço na segurança da Estação Rodoviária

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (29/10), o vereador Julio Kaminski (PSDB) apresentou requerimento ao Comando do 9º Batalhão da Polícia Militar do Município, solicitando informações sobre a possibilidade em disponibilizar um acompanhamento ostensivo junto à Estação Rodoviária Prefeito Algemiro Manique Barreto.

Para o parlamentar o pedido visa a proteção dos usuários, comerciantes e patrimônio público, já que inúmeros ilícitos vem sendo registrados no local. A proposição foi aprovada por unanimidade.

Vereador questiona limpeza e manutenção de parque infantil

O vereador Aldinei Potelecki (PRB) apresentou requerimento ao Executivo na Sessão desta segunda-feira (29/10), solicitando a possibilidade da realização da limpeza e manutenção do parque infantil localizado em frente ao campo de futebol, no Bairro São Marcos. A proposição foi aprovada por unanimidade.

Melhoria em pavimentação de rua no bairro Mina do Mato é questionada

O vereador Pastor Jair Alexandre (PSC) apresentou requerimento na Sessão desta segunda-feira (29/10) ao Executivo do Município solicitando informações sobre a data para o patrolamento e a colocação de material adequado na Rua Ângelo Grando, localizada no Loteamento Coan, Bairro Mina do Mato. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Conforme o parlamentar, a rua está cadastrada na prefeitura como asfaltada, por conta disso, o patrolamento não é feito. “Os moradores estão pagando um preço muito alto. Fiz esse requerimento, e não uma indicação, pois acredito que não seja a única rua que consta como asfaltada nessa mesma situação”.

Presidente da Federação Catarinense de Futebol é homenageado no Legislativo

O presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Rubens Renato Angelotti, foi homenageado na Sessão do Legislativo desta segunda-feira (29/10). A Moção de Aplauso, aprovada por unanimidade, foi proposta pelo vereador Zairo Casagrande (PSD), e reconheceu os serviços prestados à sociedade criciumense e sua eleição como Presidente da FCF. “É muito bacana e honroso destacar sua trajetória. Alguém que contribui com nosso desenvolvimento e que enxerga oportunidades com otimismo e vibração”, destacou o vereador.

“Minha ascensão ao comando da Federação foi um desígnio de Deus, mas também um desejo desta cidade. Foram os amigos daqui que me concederam a responsabilidade de comandar o futebol catarinense. Num momento triste, que nos abalou, mas que também nos escalou para o cumprimento de um dever: o de fazer o mais popular esporte do mundo, o futebol, retomar o caminho da crença, da aceitação de sua administração como uma empresa”, disse o homenageado.

Ele destacou ainda que em nome de Criciúma, a todos, reafirma a sua promessa de estabelecer métodos que renovem as ações, restabeleçam o respeito e apliquem a transparência, tão necessários ao crescimento do futebol catarinse.

Rubens Angelotti nasceu em Curitiba em 14 de julho de 1953 e após passar a infância e juventude na capital paranaense conheceu Criciúma em 1983, momento em que a cidade apresentava um grande potencial de investimento e crescimento. No município, foi pioneiro e coordenou diversos estabelecimentos comerciais.

 A paixão pelo futebol e pelo Criciúma Esporte Clube o levou, em 1995, a participar da diretoria do clube. Comemorou o titulo estadual logo no primeiro ano. Essa relação na gestão do clube perdurou até o final de 2012, passando por muitas experiências que estarão para sempre marcadas em sua memória.

Em 2013, recebeu o convite do então Presidente da Federação Catarinense de Futebol o já falecido Delfim de Pádua Peixoto Filho, para compor a chapa para a administração da entidade. Em 2014, Rubens Angelotti foi empossado como um dos vices, assumindo a Presidência após o falecimento de Delfim Peixoto, no trágico acidente envolvendo o time da Chapecoense.

Após um ano e meio a frente da FCF, e com reconhecimento expressivo dos clubes, Rubens, que tem título de Cidadão Honorário de Criciúma, foi eleito por aclamação para continuar gerindo a entidade máxima do futebol catarinense por mais quatro anos, até 2023.                                                    

Promulgada Lei que institui o “Banco de Materiais Ortopédicos”

O presidente do Legislativo de Criciúma, vereador Julio Colombo (PSB), promulgou na tarde desta segunda-feira (29/10) a lei nº 7.338 de 29 de outubro de 2018 de autoria do vereador licenciado, Dailto Feuser (PSDB), que institui o “Banco de Materiais Ortopédicos” no Município.

Conforme a matéria fica instituído em Criciúma, a constituição de um Banco com materiais novos ou usados, tais como andador, cadeira de rodas e de banho, bengala, cama hospitalar, muleta, tala entre outros utensílios que deverão ser disponibilizados, de forma gratuita, aos pacientes atendidos pelo SUS.

O Poder Executivo é quem ficará responsável pelo recebimento, armazenamento, e cessão gratuita de uso dos materiais. Ainda conforme o Projeto, o paciente deverá devolver o material nas mesmas condições após o período de uso.

UPA e Unidade de Saúde do Rio Maina são pautas em Brasília

A construção da Unidade Básica de Saúde do Rio Maina e a transformação da Policlínica do Rio Maina em Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estarão em pauta, em Brasília, nesta terça-feira (30/10). É quando o presidente do Legislativo de Criciúma, vereador Julio Colombo (PSB), viaja com o prefeito Clesio Salvaro para tratar do assunto, no Ministério da Saúde, na tentativa da busca de recursos para a área.

Também passarão no Ministério das Cidades e do Turismo para verificar com está o andamento do Museu de Zoologia da Unesc. Ainda na agenda estão a Câmara dos Deputados e o Senado onde apresentarão as necessidades da cidade.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
FOTO/ DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança