• Vereador quer acesso livre para idosos e deficientes

Vereador quer acesso livre para idosos e deficientes

22 Jul, 2016 09:08:17 - Política

Araranguá (SC)


Todos os idosos, pessoas com idade igual ou acima de 60 anos, têm direitos assegurados pelo Estatuto do Idoso, entre eles, o da vida, educação, saúde, lazer e transporte. Da mesma forma, as pessoas com comprovada dificuldade de locomoção ou com deficiência física devem ter acessibilidade viabilizada. Criar condições para que essas pessoas vivam melhor no espaço público é um desafio para quem exerce um cargo político.

ACESSO

Com essa finalidade o Anteprojeto de Lei 50/2016, de autoria do vereador Adair Jordão (PT) solicita que seja encaminhado ao prefeito de Araranguá pedido para isentar os idosos, deficientes físicos e pessoas com dificuldade de locomoção de pagarem a taxa de Estacionamento Rotativo Municipal.  Eles teriam direito de estacionar seus veículos no espaço do Estacionamento Rotativo por até uma hora, tempo semelhante aos usuários do serviço terceirizado. A proposta foi apresentada na Câmara de Vereadores durante a sessão dessa quarta-feira, dia 20. Antes de ser votado, o requerimento será avaliado pelas comissões internas do Legislativo.

MOBILIDADE

Jordão observa que, existem vagas reservadas para esse público específico. “O problema é que a demanda é bastante superior à oferta. Essa situação gera consequências desagradáveis. O objetivo é facilitar a vida dessas pessoas, que têm mais dificuldade de locomoção, de forma a permitir que elas possam estacionar em locais mais próximos de seu destino, seja agências bancárias, farmácias, unidades de saúde e órgãos públicos, entre outros”, destacou.

IBGE

O autor do requerimento salientou que, no Rio de Janeiro/RJ e na cidade de Passo Fundo/RS, esta medida já é uma realidade. “A adoção dessa política de acessibilidade é uma demonstração de que se preparam para uma sociedade que no futuro só tende a envelhecer, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostram que o Brasil deverá ter a sexta população mais idosa do planeta em 2025, com 34 milhões de pessoas acima de 60 anos.”, afirmou.

ASSESSORIA DE IMPRENSA 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança