Vereador pede que município receba detectores e aparelhos

22 Set, 2016 15:38:37 - Política

Araranguá (SC)

Na próxima sessão da Câmara de Vereadores, que ocorre nessa segunda-feira, dia 26, o presidente da Casa, Rony da Silva (DEM) vai apresentar requerimento solicitando que a Secretaria de Justiça e Cidadania e o Ministério da Justiça e Cidadania doem equipamentos de raio-x, portais de detecção de metais e detectores manuais para o município.

O material requisitado pelo legislador foi adquirido pelo Ministério da Justiça e Cidadania para ser utilizado durante os Jogos Olímpicos e Paralimpícos do Rio de Janeiro, em um investimento de aproximadamente R$ 44,6 milhões. Os aparelhos devem substituir “a prática da revista vexatória nos presídios”, que servem para evitar a entrada de armas e celulares nas prisões.

Santa Catarina

A quantidade de dispositivos distribuídos entre os estados vai variar conforme o tamanho do sistema penitenciário de cada um. Para Santa Catarina está prevista a distribuição de 15 equipamentos de raio-X, 17 detectores manuais de metal e 26 portais, que também servem para detectar armas e outros objetos metálicos. O valor dos materiais é de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

O vereador vai reivindicar aos colegas da Câmara que o requerimento seja apresentado, debatido e votado em caráter de urgência. “Em tempos de retração da economia e consequente escassez de investimentos, a conquista desses equipamentos é fundamental para melhorar nossa infraestrutura. Tanto o Hospital Regional de Araranguá, quanto a Secretaria Municipal de Saúde e o Presídio Regional de Araranguá necessitam melhorar e ampliar seu aparato técnico”, disse.

Beneficiando a região

Rony da Silva lembrou que, hoje, o município polo regional atende uma população estimada em 200 mil habitantes, incluindo as 15 cidades da Região Extremo Sul Catarinense. “Na área da saúde, a cada dia cresce a demanda de exames de raio-x. Já, no caso da segurança pública, os portais e detectores preservariam a integridade, além de oportunizar maior dinamismo e eficácia nas vistorias, identificando o porte de objetos não permitidos como armas e aparelhos de telefones celulares”, destacou.


NÁDIA FRANCO/AGÊNCIA BRASIL

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal