• Vem aí o Simpósio de Psiquiatria Translacional na Unesc

Vem aí o Simpósio de Psiquiatria Translacional na Unesc

18 Set, 2019 09:07:24 - Educação

Criciúma (SC)
  
O Transtorno Bipolar será colocado em debate durante o 17º Simpósio de Psiquiatria Translacional na Interface Cérebro e Mente, realizado na Unesc. Com o objetivo de promover diálogos sobre os avanços no tratamento e no diagnóstico, o evento ocorre nos dias 27 e 28 de setembro. O encontro também oportunizará que pesquisadores, profissionais, professores e estudantes possam debater e socializar resultados de suas pesquisas no assunto. Os interessados em fazer parte destes momentos podem realizar a inscrição até sexta-feira (20/9), no site do evento. 
https://www.doity.com.br/xvii-simposio-de-psiquiatria-translacional-na-interface-cerebro-e-mente.

coordenadora do Grupo de Pesquisa de Transtorno Bipolar na Universidade, Samira Valvassori, coloca o evento em destaque ao apresentar a doença mental como um dos maiores problemas encontrados na área da saúde. Segundo a pesquisadora, a falta de informação sobre o assunto também é um agravante. “Muitos pacientes são diagnosticados e tratados erroneamente, o que por muitas vezes acaba gerando complicações no quadro. Sabendo desta situação, daremos a oportunidade para que o profissional ou estudante da área entenda mais sobre o Transtorno. Assim, levaremos qualidade ao tratamento e à vida dos pacientes”, explica.

Realizado anualmente pelo Laboratório de Psiquiatria Translacional, ligado ao PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) da Unesc, em 2019 o Simpósio promoverá mais de 20 atividades, entre palestras, rodas de conversa e sessão de perguntas. Segundo o médico psiquiatra, pesquisador e professor da Instituição, João Luciano de Quevedo, com a temática “Avanços no diagnóstico e tratamento do Transtorno Bipolar” o evento se consolida como uma referência na região, promovendo debates com excelência e qualidade científica sobre os principais assuntos e pesquisas de interesse na área.

Conheça o Transtorno Bipolar

Considerado um transtorno mental grave, o transtorno bipolar é caracterizado por episódios alternados entre a depressão e mania. Samira explica que a mania se caracteriza pela euforia, hiperatividades, grandiosidade e comportamentos de riscos, como uso de drogas, apelo sexual e agressividade. Já a depressão é identificada pela falta de prazer, inconsistência de peso, tristeza profunda, perda de sono e outros sintomas.

O transtorno atinge aproximadamente 2,4% da população mundial. O diagnóstico é clínico e o tratamento é realizado com intervenções medicamentosas, por meio de estabilizadores de humor e psicoterápicas, com acompanhamento psiquiátrico e psicológico. “Ainda não existem exames para confirmar o diagnóstico, como em todos os transtornos psiquiátricos. A confirmação deve ser realizada em consulta médica, com a avaliação do especialista”, alerta Samira.

Na Universidade, a bipolaridade é estudada há mais de 15 anos, com o objetivo de entender aspectos da fisiopatologia do transtorno, identificar mecanismos biológicos que levem à doença e marcadores que sirvam como indicadores biopatológicos.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

GIASSI