• Vazamentos causam perda de 40% de água adquirida do Balneário Rincão

Vazamentos causam perda de 40% de água adquirida do Balneário Rincão

02 Mai, 2017 17:47:17 - Geral

Içara (SC)

Em 15 dias a Casan reparou oito vazamentos em Vila Nova. Além disso, a empresa trabalha para normalizar o sistema também em Sanga Funda e Boa Vista na tentativa de reduzir a perda de aproximadamente 40% da água adquirida do Balneário Rincão. "A comunidade sofre prejuízo pela falta do serviço e a Casan pelo aumento da conta", coloca o chefe da agência de Içara, Acioni da Silva.

Conforme o engenheiro químico do Samae, Fabrício Rodrigues de Oliveira, 140 metros cúbicos por hora da estação rinconense seriam suficientes. Mas o abastecimento já foi ampliado para 220 metros cúbicos com o acionamento de uma segunda bomba e ainda não atende a expectativa. Entretanto, a medida preocupa pela possibilidade de novos rompimentos ocorrerem com o aumento da pressão.

Caso os reparos não melhorem a rede, outra opção da Casan será o fechamento por setor para a verificação das fugas. "Temos a festa de Santo Izidoro neste fim de semana. Esperamos que o serviço seja normalizado e que a disponibilidade de uma caixa extra e de um caminhão-pipa nos auxilie", prospecta o coordenador da Comissão Pastoral da Paróquia São Miguel, Fábio Belucco Camilo. 

"A comunidade não pode ser prejudicada. Agradecemos o empenho da Casan e do Samae do Rincão. Vamos aguardar agora para ver como a rede se comportará ao longo desta semana", resume André Mazzuchello Jucoski (PSDB), um dos propositores da reunião sobre o tema realizada na Câmara Municipal nesta terça-feira, dia 2. O requerimento foi realizado pelo vereador junto com Pedro Mazzuchetti (PMDB).

Válvula é apontada como opção paliativa

A orientação do chefe da Casan, Acioni da Silva, é que os moradores que enfrentam problemas constantes com a falta de água instalem uma válvula. O equipamento de R$ 15 evita que o ar avance na tubulação interna e também que a água no encanamento volte para a rede. "Não podemos comprar, mas me comprometo a colocar nossa equipe à disposição para a instalação", afirma. "A válvula deve ser instalada após o relógio. Quem tem antes deve ficar atento, pois a Casan não permite e pode multar", alerta.

TEXTO/ CANAL IÇARA
FOTO/ LUCAS LEMOS / CANAL IÇARA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE