• Vant Satc amplia precisão na aquisição de dados de áreas carboníferas

Vant Satc amplia precisão na aquisição de dados de áreas carboníferas

30 Mai, 2020 18:27:50 - Educação

Criciúma (SC)

A utilização do veículo aéreo não-tripulado (VANT) pela equipe do Núcleo de Meio Ambiente do Centro Tecnológico Satc (CTSatc) está permitindo a realização de um mapeamento inédito e preciso nas áreas recuperadas pela mineração do carvão. Com uma qualidade na captação de imagens, o equipamento permite que os técnicos obtenham dados completos dos elementos do campo.

“Desde 2015 realizamos mapeamentos com Drones em algumas destas áreas na elaboração de ortomosaicos, que são mosaicos de fotografias aéreas, para serem utilizados nos projetos executivos de engenharia, voltados à recuperação ambiental”, explicou o engenheiro agrimensor do CTSatc, Jefferson de Faria.

Com o potencial da tecnologia que o VANT dispõe, a equipe do Núcleo sugeriu ao Grupo Técnico de Assessoramento do setor carbonífero a ampliação para todas as áreas inseridas no Programa de Recuperação Ambiental da Bacia Carbonífera de Santa Catarina.

“Por ser o primeiro mapeamento regional nosso desafio é enorme. Temos uma série de adversidades, regiões de relevo acidentado, condições climáticas de operação, tudo isso somado aos prazos de execução, porém os resultados são fantásticos”, afirmou o engenheiro agrimensor.

O equipamento, doado pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) dentro de um termo judicial alinhavado com o Ministério Público Federal (MPF), está sendo utilizado desde 2019. Com uma autonomia de voo de 2h30, o VANT possui uma câmera de alta precisão e pode cobrir uma área de até 1.000 hectares para cada missão. Isso permite a geração de um produto cartográfico próprio, de alta qualidade. “A partir desses dados temos a base para validar o que está sendo feito pelos réus quanto ao processo de recuperação ambiental em áreas sob sua responsabilidade”, ressaltou Faria.

O VANT também pode ser usado na prestação de serviços para empresas que precisam realizar mapeamentos semelhantes. Informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431-7613.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança