• Vânia Petermann toma posse como juíza substituta no TRE-SC

Vânia Petermann toma posse como juíza substituta no TRE-SC

29 Jul, 2016 10:14:41 - Política

Florianópolis (SC)

28.07.16 Nesta quinta-feira (28), tomou posse como juíza substituta, na classe dos Juízes de Direito, Vânia Petermann, no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.

A solenidade ocorreu às 17h na sala de sessões do Pleno e foi conduzida pelo presidente do TRE-SC, desembargador Cesar Abreu, que deu boas vindas à empossada. “É um prazer muito grande recebê-la entre nós. Que Vossa Excelência se sinta nesta Corte como se sente na sua atividade profissional e no ambiente de trabalho. Sinta em cada um de nós a extensão daquilo que Vossa Excelência encontra junto aos seus amigos. Todos nós a queremos muito bem!”.

Em seguida, a juíza do TRE-SC, Ana Cristina Ferro Blasi, parabenizou a colega. “Ela é uma figura humana excepcional. Uma juíza com uma retidão de caráter, senso de justiça, que tem minha admiração sempre”, afirmou.

Por fim, a empossada agradeceu a todos pela homenagem. Entre os presentes, além dos juízes do Pleno, estavam também o diretor-geral, Sérgio Manoel Martins, a secretária da Corregedoria Regional Eleitoral, Renata Beatriz de Fávere, o secretário de Tecnologia da Informação, Álvaro Sampaio Corrêa Neto, e a coordenadora de Desenvolvimento Organizacional, Vera Lúcia Dias Lopes.

Breve currículo

Vânia Petermann é juíza de Direito do Tribunal de Justiça de Santa Catarina desde 1996. Dedica-se principalmente às áreas de Direitos Humanos, Poder Judiciário, educação judicial, formação do Juiz, prática forense, juizados especiais cíveis e criminais, Direito de Família, meios não adversariais de solução de conflitos e efetividade. É mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí.

Além disso, é diretora de assuntos acadêmicos e pedagógicos e juíza formadora na Academia Judicial, do Centro de Estudos Jurídicos/CEJUR-TJSC, onde integra também o Conselho técnico-científico e editorial. Já foi professora universitária na Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina (ESMESC).

Atuou e atua, dentre outras atividades administrativas, em comitês do TJ/SC, como gestora e implantadora de metas do CNJ para o TRE/SC, onde judicou em 1º e 2º graus de jurisdição. Foi membro da 4ª Turma Recursal, presidente da 1ª Turma Recursal do TJ/SC e compôs a Turma de Uniformização de Jurisprudência dos Juizados Especiais do TJ/SC. Vânia Petermann é autora da obra "Ser Juiz: Caminhos para a Jurisdição de qualidade", publicada pela editora Alteridade.

Composição do Pleno

De acordo com o artigo 120 da Constituição Federal de 1988, o TRE-SC é composto por dois juízes escolhidos entre os desembargadores do TJ; de dois juízes, dentre os juízes de direito, escolhidos pelo TJ; de um juiz do TRF; e de dois juízes, da classe dos advogados, nomeados pelo Presidente da República.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

JInews