• Valorizar as habilidades da pessoa com deficiência é tema

Valorizar as habilidades da pessoa com deficiência é tema

29 Nov, 2016 16:46:36 - Variedades

Tubarão (SC)

Profissionais da área da educação, saúde e assistência social participaram do Seminário a Importância da aplicação do Currículo Funcional Natural, que foi realizado em Tubarão (25.11). O evento foi realizado pela Assembleia Legislativa através da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que é presidida pelo Deputado José Nei Ascari (PSD), Escola do Legislativo e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tubarão - APAE.

A aluna Karoline Goulart Lebarbenchom e o coreógrafo Ângelo Lima Teixeira abrilhantaram o início da cerimônia com a apresentação da dança "Zouk" que é uma das maiores influências culturais da América Latina. Em seguida o Coral Dom Maior sob a regência do professor Anderson Costa emocionaram o público cantando o Hino Nacional Brasileiro.

O Autodefensor da APAE, Alex Guerreiro e a presidente Noilda Domingos receberam do Deputado José Nei Ascari a placa de homenagem alusiva ao cinquentenário da APAE de Tubarão. 

Eventos como este proporcionam o debate, levam o conhecimento e incentivam focar em primeiro lugar na pessoa, valorizando as habilidades e potencialidades e não na deficiência. Esse é o verdadeiro sentido da inclusão, ressaltou o deputado José Nei Ascari.

Presente na abertura do Seminário o prefeito eleito de Tubarão e ex-deputado Joarez Ponticelli destacou as ações desenvolvidas na ALESC em prol da inclusão da pessoa com deficiência e parabenizou a entidade pelo seu cinquentenário de luta pela inclusão das pessoas com deficiência.

O Currículo Funcional Natural teve início na década de 70, na Universidade de Kansas (USA) propondo desenvolver habilidades que levassem os alunos a atuarem da melhor forma possível no ambiente, tornando-os mais criativos e independentes. No Brasil é uma proposta metodológica de ensino, já utilizada aproximadamente a 10 anos, para o atendimento de pessoas com dificuldades de comunicação, interação social, comportamento e aprendizagem.

Para a palestrante, Psicopedagoga Marisa de Lourdes dos Santos de Mello, um dos c omponentes mais importantes dessa abordagem é a sua filosofia: tratar a pessoa com deficiência como a qualquer outra pessoa. Os objetivos do currículo é preparar para a vida: promover a autonomia; dar as pessoas com deficiência condições de serem produtivas e estarem incluídas em sociedade.

Como valorizar os nossos alunos por suas habilidades e não por suas limitações? Como torná-los mais independentes, autônomos, produtivos e adaptados ao ambiente? Como garantir o direito à cidadania? Como fazê-los felizes? Como incentivar a produção e instalação de habilidades importantes hoje e no futuro para alunos? 

Na busca da resposta dessas questões, surge uma nova proposta curricular que visa o desenvolvimento de atividades num contexto natural e que tenham funcionalidade para o aluno objetivando torná-los independentes e produtivos – O Currículo Funcional Natural.

Segundo LeBlanc (1992), um currículo ideal está baseado primordialmente na investigação das variáveis que influenciam na aprendizagem. De maneira geral, a proposta deste currículo Funcional e Natural está baseada na funcionalidade das habilidades a serem adquiridas e na manutenção destas através de contingências naturais de aprendizagem. Abrange todos os contextos nos quais os alunos convivem: escola, comunidade, família e trabalho. É um trabalho que se apoia no repertório de entrada do aluno, no conhecimento de seu meio e nas relações recíprocas entre eles. 

O Currículo Funcional Natural busca ensinar habilidades úteis que possam ser usadas pelo aluno, no momento, ao longo de sua vida, em diversos ambientes que contribuam com a sua independência, produtividade e felicidade. Dentre os principais pontos chaves podemos enfatizar o “enfoque amigo” que contempla a visão integral e o enfoque inclusivo. Não se prende ao diagnóstico, está centrada no sujeito, visto como uma Pessoa que possui desejos e é capaz de comunicar e fazer suas es colhas. É um currículo que não é concebido de maneira a ser o aluno quem se adapte aos moldes que oferece, mas como um campo aberto à diversidade, entendida no sentido de que cada aluno pode aprender de diferentes maneiras a partir de uma aprendizagem prazerosa, divertida, viabilizando o trabalho em grupo, que ocasione poucos erros, baseado no Plano Educacional Individualizado e que tenha significado para a vida do aluno.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

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