• Vagas abertas para cursos on-line e gratuitos de programação em SC

Vagas abertas para cursos on-line e gratuitos de programação em SC

13 Jan, 2022 23:41:26 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Foram prorrogadas até o dia 06 de fevereiro as inscrições para os cursos de formação em Programador Web, Programador de Sistemas e Programador de Dispositivos Móveis, com carga horária de 216 horas. Os jovens interessados devem residir na região metropolitana de Joinville e Florianópolis.

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) serão ofertados na modalidade a distância por meio de um ambiente virtual de aprendizagem e fazem parte do Pronatec Qualifica Mais, programa do Governo Federal. A Secretaria de Estado da Educação (SED) operacionaliza o programa no Sul do país, contabilizando um total de 1.218 vagas nos três estados. Desse total, 368 vagas são para Santa Catarina.

Como destaca a diretora de Ensino da SED, Maria Tereza Hermes Cobra, são cursos muito requisitados pela indústria de tecnologia, “alinhados à perspectiva de qualificar jovens e adultos para poderem se inserir de melhor forma no mundo do trabalho”.

A previsão de início das aulas é o dia 26/02/2022. O edital com as informações detalhadas e o cronograma do processo seletivo estão disponíveis neste link.

Requisitos principais

Como os cursos serão aplicados na modalidade a distância e demandam a manipulação de softwares específicos, não será possível realizar o curso por meio de aparelhos celulares. Dessa forma, o candidato deverá possuir: acesso à computador do tipo desktop ou notebook em pleno funcionamento, acesso à internet, e-mail, webcam e microfone, para interagir por meio de vídeo e áudio com colegas e professores.

É necessário ainda que o candidato tenha disponibilidade de dez horas semanais para a participação dos encontros síncronos (em tempo real), que irão ocorrer, preferencialmente, no período noturno.

Inscrições e requisitos

As inscrições para o processo seletivo serão feitas on-line através deste link.

Para efetuar a inscrição no processo seletivo o candidato deverá:

I - Ter acima de 16 anos completos no ato da inscrição;
II – Possuir o Ensino Médio completo no ato da inscrição;
III - No ato da inscrição, optar por apenas (01) um curso FIC;
IV - Residir em um dos municípios de abrangência ou região metropolitana de atendimento dos cursos oferecidos;
V – Anexar no formulário de inscrição todos os documentos exigidos no edital.

Conheça os Cursos

PROGRAMADOR WEB

Carga horária: 216 horas

Objetivos:

Disponibilizar desenvolvimento tecnológico inserido no contexto social e humano, capaz de atuar  em um mercado de trabalho globalizado, que seja possuidor de um pensamento sistêmico, mas, aberto,  criativo, e intuitivo, capaz de adaptar-se a mudanças sociais e tecnológicas. Propiciar aos participantes os conhecimentos necessários para planejar, desenvolver e publicar  websites. Aplicar procedimentos que permitam a inserção e manipulação de conteúdo dinâmico e  reutilizável.

Perfil do egresso:

Desenvolve e mantém projetos para a web. Utiliza linguagens de programação, banco de dados e recursos para a segurança da informação. Utiliza recursos de imagens, vídeos, animações, linguagens de marcação e folha de estilo para desenvolvimento web.

Áreas de atuação do egresso:

As áreas de atuação de um Programador Web são bem variadas, visando empresas de desenvolvimento software, indústria, comércio e serviços bem como qualquer área que necessite de automatização de processos e informatização de dados que dinamizam o funcionamento dessas organizações

PROGRAMADOR DE SISTEMAS

Carga horária: 216 horas

Objetivos:

Qualificar profissionais na elaboração de documentação apropriada para o desenvolvimento de sistemas de computadores. Formar profissionais para atuar no desenvolvimento e manutenção de sistemas em geral, codificando e modelando banco de dados.

Perfil do egresso:

Realiza a manutenção e programação de sistemas computacionais podendo utilizar banco de dados. Elabora a documentação das etapas de cada processo.

Áreas de atuação do egresso:

As áreas de atuação de um Programador de Sistemas são bem variadas, visando empresas de desenvolvimento software, indústria, comércio e serviços bem como qualquer área que necessite de automatização de processos e informatização de dados que dinamizam o funcionamento dessas organizações. 

PROGRAMADOR DE DISPOSITIVOS MÓVEIS

Carga horária: 216 horas

Objetivos:

Capacitar os estudantes para desenvolverem aplicações para dispositivos móveis de forma ágil e eficiente, conforme procedimentos técnicos de qualidade e normas de segurança da informação, possibilitando ao profissional a habilidade de adaptar-se às frequentes mudanças sociais e tecnológicas e que possa usufruir das oportunidades de um mercado de trabalho com crescente demanda por trabalho qualificado. Formar profissionais capazes de desenvolver aplicações para dispositivos móveis. Configurar e operar aplicativos na plataforma "mobile". Construir códigos com conceitos de reusabilidade e orientação a objetos. Constituir uma formação técnica e qualificada, juntamente com a formação ética e cidadã, com o domínio da linguagem, da responsabilidade, relações interpessoais etc.

Áreas de atuação do egresso:

As áreas de atuação de um Programador Web são bem variadas, visando empresas de desenvolvimento software, indústria, comércio e serviços bem como qualquer área que necessite de automatização de processos e informatização de dados que dinamizam o funcionamento dessas organizações.

Qualifica Mais

Esse projeto piloto do Ministério da Educação (MEC) visa conectar os estudantes às vagas de emprego nas áreas de tecnologia da informação, com a oferta de qualificação profissional de qualidade e disponibilização de conteúdos voltados ao desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho para auxiliar o aluno na entrada e permanência em empregos no mercado de trabalho formal.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE