• Vacinas contra HPV e meningite C serão intensificadas em Jacinto

Vacinas contra HPV e meningite C serão intensificadas em Jacinto

21 Jun, 2017 15:31:33 - Geral

Jacinto Machado (SC)

A Secretaria de Saúde de Jacinto Machado alerta para a baixa procura das vacinas contra HPV e meningite C em adolescentes no município. Para alcançar o público alvo medidas como a vacinação nas escolas começaram a ser realizadas.

A iniciativa, segundo o responsável pelo setor de vacinação Edi Rodrigues Padilha é para aumentar a adesão às vacinas. “Essa imunização faz parte do calendário de vacinas, mas a procura ainda é baixa, por isso estamos mobilizando as escolas”, comenta.

De acordo com Edi, as crianças e adolescentes que não receberem as vacinas durante a campanha nas escolas poderão se imunizar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para isso é fundamental a apresentação do cartão de vacina e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

HPV

A vacina de HPV está disponível no SUS para meninas de 9 a 14 anos e para meninos de 12 a 13 anos. O esquema vacinal é de 2 doses com intervalo de 6 meses. Este é o primeiro ano em que meninos passam a fazer parte do público-alvo da vacina.

O HPV é um vírus que pode causar câncer do colo do útero e verrugas genitais. Ele é altamente contagioso, e a sua transmissão acontece principalmente pelo contato sexual. A vacina distribuída no SUS é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV: o 6, o 11, o 16 e o 18. Dois deles (o 6 e o 11), estão relacionados com o aparecimento de 90% das verrugas genitais. Os outros dois (o 16 e o 18) estão relacionados com 70% dos casos de câncer do colo do útero.

Meningite C

Já a vacina contra meningite C era oferecida, até o ano passado, em duas doses aos 3 e 5 meses de idade, com um reforço aplicado até 2 anos de idade. A partir deste ano, o Ministério da Saúde incluiu um reforço da vacina para adolescentes de 12 a 13 anos.

A inclusão dos adolescentes no público-alvo da vacina contra meningite C ocorreu, segundo o Ministério da Saúde, porque pode haver uma diminuição da proteção contra a doença com o passar dos anos, após a imunização feita na infância.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE