• Uso de máscara tem provocado crise em autistas e vereadora pede liberação do uso

Uso de máscara tem provocado crise em autistas e vereadora pede liberação do uso

22 Jun, 2020 19:14:49 - Política

Criciúma (SC)

O uso de máscaras de proteção, condição imposta em muitos municípios para conter a disseminação da COVID-19, tem gerado crises em pessoas que sofrem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O assunto foi discutido em requerimento apresentado pela vereadora Camila Nascimento, na sessão desta segunda-feira (22/6).

No documento que será enviado ao Município a parlamentar pede a alteração no decreto municipal flexibilizando o uso obrigatório de máscaras para diagnosticados com o transtorno.

“Algumas pessoas com deficiência intelectual, como autismo, podem apresentar hipersensibilidade no uso das máscaras faciais. Essas crises podem apresentar um grau muito elevado, gerando comportamentos muito disruptivos e até autolesivos, colocando essas pessoas em risco iminente”, justificou Camila, em seu requerimento. Segundo a parlamentar, cidades como Sorocaba e Guarulho já tem regras específicas e a exigência de apresentação de um documento para comprovar a condição.

Outras notícias

Vereador questiona ações municipais para atrair novas indústrias para Criciúma

A existência, por parte do Município, de algum planejamento estratégico para estimular o crescimento das indústrias de transformação que existem em Criciúma foi tema do requerimento apresentado pelo vereador Ademir Honorato. No documento o parlamentar questiona também como o município tem buscado atrair novas indústrias.

Valores arrecadados e investimentos feitos no rotativo são questionados

Em requerimento apresentado na Sessão desta segunda-feira (22/6) o vereador Pastor Jair Alexandre solicita ao Município informações referente ao estacionamento rotativo da cidade. O parlamentar quer saber os valores arrecadados com o rotativo; o número de funcionários prestadores do serviço e onde são aplicados os recursos.

Instalação de lombada é solicitada

Em segundo requerimento apresentado, o parlamentar questiona a  possibilidade de colocação de lombada na Rua José do Patrocínio.

Vereador pede colocação de faixa de pedestre

A possibilidade de construção de uma faixa de pedestres elevada na Rua Goiás, no Bairro Próspera, em frente à Delegacia de Polícia da Comarca de Criciúma foi verificada pelo vereador Edson Luiz do Nascimento. No documento enviado ao Município o parlamentar lembra que no local fica localizada a ADIVISUL (Associação Deficientes Visuais Sul) e que as pessoas que buscam atendimento dessa instituição têm muitas dificuldades para realizar a travessia da rua com segurança.

Unesc comemora 52 anos de fundação

A Unesc, Universidade do Extremo Sul Catarinense, comemora 52 anos de fundação, nesta segunda-feira (22/6). A data foi tema de explanação no Horário Político do Legislativo. A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora doutora Gisele Coelho Lopes, esteve na Casa e falou sobre o trabalho da Universidade. Ao ser criada, a Fundação Educacional de Criciúma (Fucri) -, hoje mantenedora da Unesc inaugurou um novo tempo: foi a primeira escola de nível superior criada no Sul de Santa Catarina. Ao nascer, fruto da coragem do então prefeito de Criciúma, Ruy Hülse, com o apoio da sociedade, a instituição teve  clara a sua missão de colaborar com o desenvolvimento regional e mudar vidas por meio da educação.

“A nossa essência é comunitária, ela vai ao encontro das necessidades da nossa região, da saúde pública e da prestação de serviços gratuito a nossa região”, apontou a pró-reitora.

Um exemplo do protagonismo da Universidade são os trabalhos feitos durante a pandemia de Covid-19. Em um momento de incertezas, a Unesc tomou atitudes pensando nas pessoas e no seu papel como Universidade Comunitária. Como vem ocorrendo ao longo de sua história, a instituição se reinventou e usou a sua expertise para convidar a todos a terem outros olhares.

Câmara homenageia 75 anos do Esporte Clube Metropol

Os 75 anos completos pelo Esporte Clube Metropol, comemorados neste ano, foram homenageados com moção de aplauso aprovada na Sessão desta segunda-feira (22/6). A proposição foi feita pelos vereadores que compõem a Comissão de Fiscalização e foi aprovada por unanimidade. A placa será entregue em outra oportunidade.

A história do clube:

A Companhia Carbonífera Metropolitana elevou o Metropol à categoria de time profissional, em 1959. A partir de então, sob o comando do dirigente "Dite" Freitas, passou a contratar jogadores profissionais para mesclar com os trabalhadores mineiros que atuavam na equipe.

Na década de 1960, cada companhia mineradora mantinha seu próprio time de futebol, mas nenhum era tão forte e popular quanto o Metropol. A equipe jogou até na Europa, em maio de 1962, em uma excursão que passou Dinamarca, Espanha Romênia e Alemanha Ocidental. De 23 partidas, 13 terminaram com vitória da equipe brasileira. Outras seis acabaram em empate. Foram só 4 derrotas.

Em 1969, após a conquista do Campeonato Catarinense, o departamento de futebol profissional foi desativado, depois de ser muito prejudicado na final da Taça Brasil contra o Botafogo (RJ).  Desde então, passou a disputar competições amadoras, mas trabalha para voltar ao futebol profissional.

O Metropol mandou seus jogos no antigo Estádio Euvaldo Lodi, denominado João Estevão de Souza desde 1976. Inaugurado em 23 de dezembro de 1952, quando o Metropol perdeu para o Comerciário no clássico Copol por 3 a 2. Na era profissional, conforme o torcedor Divino Silva (in memoriam) o time disputou 466 jogos. Foram 265 vitórias, 113 empates e 88 derrotas.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança